DANTE ALIGHIERI

La Genesi em Porto Alegre: pintura e poesia na perspectiva de um italiano

De 3 a 14 de outubro, o Espaço Novos Talentos da Assembleia (Praça Marechal Deodoro, 101) exibe telas do artista italiano Berga. A iniciativa é resultado do projeto “Due Mondi” que une a expressividade visual da pintura com a pluralidade de significados da palavra escrita. Esse encontro entre poesia e artes plásticas explora a origem do mundo, o caos primordial da criação do universo. A exposição “La Genesi” tem entrada franca e pode ser visitada de segunda a sexta, exceto feriado, das 8h30 às 18h30.
 
Em 2010, mesclando óleo, acrílico, vernizes, esmaltes, madeira e pedra, Berga desenvolveu o conjunto de obras inspirado na gênese, mas extrapolou a visão bíblica com suas interpretações e convidou poetas para interagir com suas criações. Com esse objetivo, foi organizado o projeto “Due Mondi”, concurso literário promovido para escritores de língua portuguesa pela Editora Pragmatha.
 
O italiano Daniele Bergamaschi, mais conhecido como Berga, vive há dois anos em Porto Alegre. Ele iniciou sua formação artística em Fidenza, cidade situada na província de Parma, no Norte da Itália. Frequentou o Instituto de Desenho Técnico, fez aulas de pintura a óleo e participou de seminários de práticas artísticas. Também estudou o movimento conhecido como “Transavanguardia Italiana”, considerado uma corrente do pós-modernismo, que teoriza o regresso ao trabalho manual na arte conceitual. Ele exibe seus trabalhos desde 1998 e já realizou exposições, instalações e ambientações em diversas regiões da Itália.
.



0 Comentários


Seu comentário

  • Oriundi

    Giornalismo fatto con passione