Facebook Curtir

RS e Vêneto definem parceria no setor vitivinícola

O Presidente Regional do Vêneto, Luca Zaia, retribuiu a visita do governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori, nesta quinta-feira (17), em um encontro no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Os dois estiveram juntos há menos de quatro semanas, no Palazzo Balbi, em Veneza, na Itália, em missão liderada pelo governador gaúcho à Europa, em outubro passado.

Entre os temas tratados está o intercâmbio entre a escola de enologia mais antiga do mundo, a Scuola Enologica di Conegliano G.B.CERLETTI, e o Instituto Federal de Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves. O objetivo é promover a troca de experiências de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da vitivinicultura e enologia. 

A iniciativa terá a parceria do Ibravin, do Governo do Estado e da Unipampa de Dom Pedrito. A ideia é propiciar o intercâmbio de alunos e enólogos, profissionais e empresários nas épocas de safra e colheita por meio de Arranjos Produtivos Locais (APLs) em áreas como agroindústrias e vitivinicultura. 

Luca Zaia aproveitou a ocasião para convidar oficialmente o Rio Grande do Sul a participar da Feira Vinitay (mostra internacional de vinho), na segunda semana de abril de 2017. Sartori confirmou a presença de uma delegação gaúcha no evento.

Zaia e Sartori trataram, também, de possíveis parcerias nas áreas de Turismo Rural, Enoturismo e Gastronomia, além da produção de maquinário de pequeno porte, voltado à agricultura familiar produtora de vinho. 

Participaram do encontro os secretários de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e o adjunto da Agricultura, Pecuária e Irrigação, André Petry.



0 Comentários


Seu comentário

  • Oriundi

    Giornalismo fatto con passione