UIL

Setor moveleiro do Acre recebe consultor italiano em design

O consultor italiano em design, Sergio Frison, à convite do Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio de seu projeto Escola de Design, e com intermediação da primeira-dama Marlúcia Cândida Neves, esteve em Rio Branco, no Acre, na última quinta-feira (28). O objetivo foi apresentar produtos e técnicas utilizados na região, visando o diagnóstico do setor moveleiro do Estado e sugestões para o incremento da produção, em busca da ampliação de mercados. O consultor visitou alguns artesãos de Rio Branco, ciceroneado pela gerente de artesanato da Secretaria de Turismo do Acre (Setul), Simone Nascimento, e pelo diretor da Cooperativa de Produtos e Serviços Econômicos e Solidários do Acre (Cooesa), Carlos Taborga.

Numa comunidade do Calafate, que beneficia sementes para produção de biojoias, Frison conheceu tucumã, jarina, açaí e outras, para estudar a possibilidade de incorporar esses produtos à fabricação de móveis, sua especialidade. Visitou, também, um artesão do Irineu Serra que fabrica instrumentos musicais de percussão utilizando matéria-prima proveniente de refugo de madeireiras.

Frison disse estar "impressionado" com a quantidade de produtos retirados da natureza de maneira sustentável e também com o modo como a comunidade se envolve na produção dos artefatos. “Os artesãos do Acre têm a vantagem de encontrar os produtos de maneira abundante na natureza, sem precisar importar nenhuma matéria-prima. Isso é tudo o que é preciso para fabricar artefatos originais e exclusivos”, ressaltou.

A Escola de Design do IDM desenvolve o Curso de Formação em Design do Estado do Acre, em parceria com a Setul, Sebrae, Fieac, Senai, Sedens (Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis do Acre) e SEPN (Secretaria de Pequenos Negócios), e tem o objetivo de formar profissionais na área que criem produtos com características exclusivas da cultura acreana.