UIL

Design italiano incentiva criatividade em Minas Gerais

A cidade de Uberaba foi uma dos três pólos de Minas Gerais que receberam workshops destinados a incentivar o design no Estado, resultado da parceria entre a Universidade do Estado – Uemg e o Instituto Politécnico de Torino. O evento também se realizou, na semana passada, em Contagem e região Metropolitana. A promoção foi DA Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do Programa Minas Design.

O prefeito de Uberabam Anderson Adauto, manteve encontro  com os visitantes italianos Claudio Germak e Paolo Maccarrone, do Instituto Politécnico de Torino, sobre a possibilidade de intercâmbio entre a Incubadora de Design e Inovações de Uberaba com o instituto italiano proporcionando, entre outros benefícios, o planejamento da parte educacional da escola uberabense, bem como em programas de formação de profissionais para o setor moveleiro com aptidão de design.

Claudio Gemak disse ser necessário que o Brasil crie e fortaleça a imagem do design brasileiro, ao assinalar sua disposição de se colocar como parceiro no sentido de que isso aconteça.

O objetivo do "Workshop Internacional de Integração do Design - Aplicação de Inovações Tecnológicas" é identificar a situação atual dos produtos moveleiros, através de intercâmbio de informações entre os profissionais que trabalham naquelas cidades pólos, representantes de organizações internacionais e especialistas do segmento visando o desenvolvimento, gerenciamento e produção de móveis, para ampliar a competitividade no mercado e conquistar outras faixas de consumidores.

Após os três encontros, ocorreu uma reunião plenária na Escola de Design da UEMG com profissionais, docentes, pesquisadores e especialistas da área de design e mobiliário. A realização dos encontros ocorreu após acordo de cooperação técnica firmado, no ano passado, pelo Governo de Minas com o Instituto Politécnico de Torino e outras ações em andamento, como a implantação do Centro Minas Design na Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec).