UIL

Desvendando Leonardo

Artista, técnico, cientista. Essas três palavras ainda são insuficientes para traçar o perfil do renascentista italiano Leonardo da Vinci. Muitas vezes, ele é lembrado somente como um artista, e seus escritos relacionados à ciência, considerados restritos aos estudiosos. Para ampliar o conhecimento sobre da Vinci e sua obra, Marina Wallace, especialista em História da Arte e professora na Central Saint Martins School of Art Design, em Londres, ministra a palestra “Leonardo da Vinci’s Art, Science and Technology” (A arte, a ciência e a tecnologia de Leonardo da Vinci) nesta quarta-feira (11), às 14 horas, no auditório da Biblioteca Central "Cesar Lattes", na Unicamp.

A palestra é uma iniciativa do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, do British Council, do Museu Exploratório de Ciências e do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), ambos da Unicamp. A palestra da Marina Wallace que ocorreria em São Paulo no dia 12 de outubro foi cancelada.

Marina Wallace fala na Unicamp sobre sua experiência como diretora operacional do projeto Universal Leonardo. Criado 1998, esse projeto de divulgação científica partiu de iniciativa sugerida por Bill Gates, com o objetivo de oferecer ao público um novo olhar sobre a obra de da Vinci. Oito anos depois de sua criação, o projeto envolve instituições e profissionais dos Estados Unidos e da Europa, sempre resgatando a figura de da Vinci como um homem inovador para sua época e inspirador para nossos tempos, em todas as áreas do conhecimento.

O projeto também fomenta e coordena exposições sobre o renascentista em várias partes da Europa. A mais recente é “Leonardo da Vinci: experience, experiment and design”, a ser inaugurada em 14 de setembro, no Victoria & Albert Museum de Londres.

Leonardo da Vinci

Nascido na, Itália, em 1452, Leonardo da Vinci foi um dos mais importantes pintores do Renascimento, além de excelente anatomista, engenheiro, matemático, músico, naturalista, arquiteto, inventor e escultor. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), e foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época. Entre suas obras nas mais diversas áreas, destacam-se a Gioconda (Monalisa, pintura), o primeiro modelo de um pára-quedas (invenções), o projeto arquitetônico de uma cidade, o homem vitruviano e anatomia do tronco (anatomia). Faleceu em 1519, na França.

Marina Wallace

Marina Wallace é diretora do Artakt @ CSM, em Londres (Reino Unido), que sedia exposições pioneiras e projetos de pesquisa em nível nacional e internacional no campo da ciência e da arte. Trabalha, ainda, como diretora operacional do projeto Universal Leonardo (http://www.universalleonardo.org/), um projeto inovador que visa aprofundar e ampliar a compreensão sobre Leonardo da Vinci, tanto do ponto de vista da arte e da ciência. Especialista em História da Arte, ministra aulas de técnicas artísticas na Central Saint Martins School of Art and Design, também em Londres.

Escritora e curadora de exposições de artes, vem trabalhando com artistas contemporâneos, especialmente aqueles engajados em temas de ciência. Virá ao Brasil para participar do Simpósio Ciência e Arte 2006, realizado no Rio de Janeiro, de 9 a 11 de outubro, pela Fundação Oswaldo Cruz (por meio do Museu da Vida/Casa de Oswaldo e do Instituto Oswaldo Cruz), pelo British Council e pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis, com apoio da Faperj e do CNPq. Mais informações sobre o simpósio do Rio em www.ioc.fiocruz.br/cienciaearte2006.

Serviço
A arte, a ciência e a tecnologia de Leonardo da Vinci
Dia: 11, quarta-feira, às 14 horas
Local: Auditório da Biblioteca Central "Cesar lattes", na Unicamp
Informações: 19-3521-5179.