UIL

Homenagem a Giuseppe Verdi

O Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) apresenta, de 22 de abril a 16 de maio, a exposição “Homenagem a Giuseppe Verdi”, realizada pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo no âmbito do Momento Itália-Brasil 2011/2012.

A mostra proveniênte do Archivio Storico del Teatro Dell’Opera di Roma, com curadoria de Francesco Reggiani e Alessandra Malusardi conta com 29 esboços de cenários, 60 figurinos e 20 trajes com criações de Luchino Visconti, Franco Zeffirelli e Pierluigi Pizzi, 8 cartazes e uma videoinstalação com árias das óperas de Giuseppe Verdi encenadas no Teatro dell’Opera di Roma.

A mostra será realizada no grande salão do museu, e poderá ser visitada das 10h às 19h com entrada franca, com vernissage no dia 21 de abril às 11h da manhã. Na mesma hora, estará acontecendo na área externa a JAM Session Verdi.

Além das obras do museu, os visitantes terão a oportunidade de participar de quatro palestras sobre ópera e sobre Verdi com o musicólogo Sérgio Casoy. A exposição tem curadoria do diretor do Arquivo Histórico do Teatro dell’Opera di Roma, Francesco Reggiani.

Sobre Giuseppe Verdi

Um dos compositores mais influentes do século XIX. Suas obras são executadas com frequência em casas de ópera em todo o mundo e, transcendendo os limites do gênero, alguns de seus temas estão há muito enraizados na cultura popular. É o caso de “La donna è móbile, de Rigoletto, “Va, pensiero” (O Coro dos Escravos Hebreus), de Nabucco, “Libiamo ne’ lieti calici” (A Canção da Bebida), de La Traviata, e a “Grande Marcha”, de Aida.

Embora sua obra tenha sido algumas vezes criticada por usar de modo geral a escala musical diatônica em vez da cromática e pela tendência de melodrama, as obras-primas de Verdi dominam o repertório padrão um século e meio depois de suas composições.