UIL

Na Casa Fiat de Cultura, o culto da velocidade nas artes

No dia 13 de junho, a Casa Fiat de Cultura inaugura a mostra ‘Speed – A Arte da Velocidade’, uma das mais importantes e expressivas exposições da temporada 2007, no Brasil. A exposição tem o patrocínio da Fiat e o apoio cultural da Teksid do Brasil, TAM, Banco Real, Sada, e Banco Fidis. O evento antecipa as comemorações do centenário do Manifesto Futurista, que se dá em 2009, reunindo pela primeira vez no mundo em um contexto de exposição temática um acervo de 183 obras de arte entre pinturas, esculturas, carros, filmes, fotografias e objetos de design, vindos de importantes museus e coleções da Itália e do Brasil.

Em um espaço de 1.400 m2, serão abordados aspectos relevantes das artes ligados ao conceito de velocidade, possibilitando a compreensão deste movimento nas artes, costumes e na vida moderna. “Speed – A Arte da Velocidade” retrata de forma cronológica o futurismo, movimento artístico e literário que surgiu em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, escrito pelo poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti e publicado no jornal francês Le Figaro. A exposição traz obras deste período representadas pelos baluartes da época: Giacomo Balla, Carlo Carrà, Umberto Boccioni e Giulio D’anna, na pintura; Emílio Pucci, na moda;  Dante Giacosa, Sorioni, de Chirico e Codognato, no design; e Enrico Prampolini, na arquitetura.

A exposição tem entrada gratuita e funcionará de terça a sexta-feira, das 10h às 21h, sábados domingos e feriados, das 14h às 21h. A Casa Fiat de Cultura está localizada na rua Jornalista Djalma de Andrade, número 1.250, bairro Belvedere, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Mais informações: 3289-4200.