Facebook Curtir

Círculo Trentino de Caxias do Sul promove Almoço Colonial

O Círculo Trentino de Caxias do Sul (RS) irá comemorar o seu 24º aniversário de fundação com um almoço colonial. O evento será realizado no domingo do dia 9 de julho, às 12h30, no Salão Paroquial da Igreja Santa Catarina - Rua Matteo Gianella, 1292, Bairro Santa Catarina, Caxias do Sul. 

O cardápio: Sopa de agnolini, pien, pão colonial, salada verde, maionese, macarrão, galeto e lombo de porco. Também serão servidos café com biscoito e o vinho é incluído no preço.

O valor do ingresso é R$ 40,00 para adultos e R$ 25,00 para crianças de 5 a 11 anos (menores de 5 anos não pagam).

Ingressos à venda no Ponto de Cultura Casa das Etnias (Av.Independência, 2542) e na Ótica Caxiense (R. Visc. de Pelotas, 715), no horário comercial.

Informações podem ser obtidas ligando para: 54-99996-9517 ou 54-99112-0159 ou 99973-1137.
 
Circolo Trentino di Caxias do Sul

O Circolo Trentino de Caxias do Sul foi fundado em 14 de abril de 1993 por um grupo de descendentes italianos que como primeiro objetivo era obter a cidadania italiana. Estes oriundos da região do Trento Alto Adige, norte da Itália. O seu reconhecimento oficial foi obtido no dia 27 de junho de 1993. Mas também, com o objetivo de representar a comunidade trentina, sejam eles imigrantes ou descendentes diretos desta região italiana, nos mais diversos fins. Posteriormente, o foco foi ampliado e passou a promover, estimular intercâmbios educacionais, culturais ou comerciais, mais estreitamente com a província do Trento e também com o restante da Itália. 

Com o passar do tempo, para promover e difundir os costumes culturais e manter língua dos antepassados italianos, o Circolo abriu turmas para o ensino da língua gramatical italiana. Inicialmente, localizado numa casa próxima a igreja do Pio X, depois se mudou para o prédio do Mútuo Socorro na rua Garibaldi, centro e hoje se encontra instalado junto a Casa das Etnias, na Avenida Independência, no bairro Panazzolo.

Outra preocupação de preservar os bens patrimoniais materiais de Caxias do Sul, deixados pelos imigrantes italianos. Como Casas antigas, museus, livros e arquivos e bens imateriais como a música, os filós, a comida, os corais. E para que este patrimônio seja mantido e entendido por estas novas gerações. 

Enfim, o Circolo Trentino quer ser o caminho, ou instrumento para que seus membros possam continuar preservando os hábitos e costumes de seus antepassados. Pois foram estes imigrantes os grandes responsáveis por termos uma região tão próspera. E hoje, se podemos desfrutar de uma vida melhor daquela a que eles tiveram, temos muito a agradecer a estes imigrantes de mãos calejadas, que deixaram sua pátria, pois esta já não supria o mínimo, para sua sobrevivência e então, vieram buscar em terras tão distantes e desconhecidas uma nova vida. Por isso, tudo o que foi construído com muita dificuldade e muito trabalho, temos o dever de manter e preservar a qualquer custo e mostrar o seu devido valor. 

João Felix Andreis
Presidente do Circolo Trentino di Caxias do Sul - RS



0 Comentários


Seu comentário

  • Oriundi

    Giornalismo fatto con passione