UIL

Projeto de lei na Itália favorece entrada de ítalo-descendentes

Um “visto” contra a despopulação e para o desenvolvimento: Retornos e novos fluxos para uma Itália mais aberta e atrativa.

Apresentação do projeto de lei que contém “Disposições de simplificação administrativa para incentivar o retorno de jovens italianos e italianos do exterior, a fim de combater os fenômenos de despovoamento e declínio da natalidade e incentivar a recuperação econômica”. 

A coletiva de imprensa de apresentação do projeto de lei acontecerá nesta quarta-feira, 15 de maio, das 17h30 às 18h30 (12h30 às 13h00 no Brasil), na Sala de Imprensa da Câmara dos Deputados (Via della Missione 4).

O projeto de lei tem como primeiro signatário o deputado italiano Fabio Porta (PD), eleito pela América do Sul, e é assinado também pelos deputados do PD Christian Di Sanzo, Silvio Lai, Sara Ferrari, Chiara Gribaudo, Debora Serracchiani, Maria Stefania Marino, Ilenia Malavasi e Marco Simiani.

Segundo Fabio Porta, a proposta de lei visa incentivar o retorno dos jovens descendentes de italianos nascidos no exterior e todos que devido às dificuldades sociais ou afinidades culturais decidirem escolher a Itália para continuar os estudos ou iniciar novos trabalhos ou atividades empreendedoras.

O objeto da lei é o estabelecimento de um visto de cinco anos destinado a estas categorias de pessoas, com o objetivo de combater a recessão demográfica e o despovoamento das áreas internas da Itália.

A lei, que nasceu de mais de um ano de discussão entre o Intergrupo parlamentar “Italici, per un futuro glocal” e o “Comitê de Iniciativa 11 de Outubro sobre os Italianos no Mundo”, também prevê incentivos fiscais específicos para as famílias que acolherem jovens provenientes do exterior, com maiores incentivos se os municípios de destino final forem pequenos.