UIL

Talian será língua co-oficial em Fagundes Varela

O dialeto talian (Vêneto Brasileiro) será língua co-oficial de Fagundes Varela. O talian é um dialeto falado ainda hoje por descendentes dos imigrantes italianos que chegaram a partir de 1875 ao Rio Grande do Sul. Segundo o autor da proposta, vereador Santo Hilário Cortellini, o talian é indiscutivelmente o tradutor da maior experiência imigratória italiana, seu modo de ser, de fazer, de viver e falar. A cerimônia de co-oficialização do talian será no domingo, dia 24 de julho, às 11h30min, durante a Festa Dela Colònia.

Missa em talian

Um dos maiores pesquisadores da cultura italiana no Estado do Rio Grande do Sul, Frei Arlindo Batistel e que escreveu vários livros, inclusive com o Frei Rovílio Costa (in memorim), vai estar em Fagundes Varela neste domingo para celebrar uma missa em talian, ao lado do Padre Vitor Aquiles Cecatto, na Igreja Matriz Santo Antônio. O Coral Bella Vista será responsável pelos cantos da celebração.
Antes, às 9h15min, será realizada carreata com benção aos veículos. O ato inicia junto ao Pórtico de entrada da cidade e culmina com a benção na Praça Bella Vista.

Desfile resgata cultura

A exemplo da primeira edição da Festa Dela Colònia ocorrida em 2014, a programação terá o Desfile Cênico Musical, com novidades neste ano. 

Segundo o departamento cultural da Comissão organizadora, o desfile foi reestruturado. Dentre as mudanças está a parte musical, com a apresentação do tenor Celso Santos e do pianista, Mauricio Pezzi. Eles, juntamente com o animador Edgar Maróstica, vão traçar uma linha do tempo. O desfile será denominado de “Nos trilhos da história” e foi dividido em cinco grupos. Cada um será responsável por contar uma parte das vivências da região. No primeiro bloco, as comunidades de São Luís, São Marcos, São Jorge e Santa Lúcia vão retratar a chegada dos primeiros imigrantes e como a imigração ainda ocorre nos dias atuais. O tema deste grupo será “Somos todos imigrantes”. No grupo 02, com o tema “O legado da Imigração”, as comunidades de São Nossa Senhora das Graças, São José e Santo Antônio do Costella, abordam o que se mantém vivo da colonização italiana na região. O grupo 3, formado pelas comunidade de São Pedro, sede e Baleta, abordam o tema “Os seres e fazeres”, homenageando a Fagundes Varela de hoje, as profissões que enalteceram a história do município e povo trabalhador. Com o tema “Fagundes rumo ao futuro”, as comunidades de São João, São Paulo da Cruza e Nossa Senhora do Caravagio, integrantes do grupo 4, abordam os passos para o desenvolvimento e como Fagundes Varela está se preparando para essa nova caminhada. Para fechar, o grupo 5, formado pelas comunidades de São Judas Tadeu, Nossa Senhora do Rosário e Santo Homobom, trabalham a alegria do povo e as festividades.

Veja abaixo a programação do evento neste final de semana

Dia 23/07 – sábado – Jantar da Lasanha, a partir das 20h, na comunidade de São Judas Tadeu.

Dia 24/07 – domingo - Dia festivo, na Praça Bella Vista, a partir das 9h – Inauguração da Piazza Cittá di Cáneva, junto ao Pórtico; 9h15min – Saída da passeata junto ao Pórtico e benção dos veículos na Praça Bella Vista; 10h30min – Missa em italiano celebrada pelo Frei Arlindo Batistello e pelo Padre Vitor Aquiles Cecatto, animada pelo Coral Bella Vista. 11h30min – Cerimônia de Promulgação da Lei que torna o Talian, língua cooficial do município. 12h – Merendin na Praça; 13h30min – Desfile temático musical ‘Nos trilhos da história”, com participação do tenor Celso Santos e pianista Maurício Pezzi. 14h30min – Jogos Coloniais com animação de Maróstica. 17h – Encerramento e entrega da premiação.