Facebook Curtir

Tudo pronto para o VII Seminário da Imigração Italiana em MG

Estão abertas as inscrições para o VII Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais. Entre as presenças confirmadas, está a do historiador italiano Emilio Franzina, considerado o maior pesquisador da história da emigração italiana no Brasil e na América Latina. No evento, além de proferir uma palestra, ele irá lançar o livro, de sua autoria, “Entre duas Pátrias: A História dos combatentes Ítalo-Brasileiros na Primeira Guerra Mundial”.

O Seminário contará, também, com a explanação do professor Pier Francesco de Maria, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador do Observatório das Migrações São Paulo, ele falará sobre a “Nova Migração Italiana Para o Brasil: a Realidade do Censo e os Dados do Projeto Nuovi Arrivati”.

Estarão presentes alguns dos descendentes de imigrantes italianos de São João del Rei que compõem a Associação Colônia Viva para apresentar o “Roteiro Turístico Rural em São João del Rei”, com o objetivo de divulgar a cultura e a gastronomia local.

Encerrando as atividades, o pesquisador e genealogista, Stanley Savoretti de Souza discorrerá sobre o tema da “Genealogia como Instrumento para o Estudo da Imigração Italiana.

O evento será gratuito, aberto ao público em geral e realizado no sábado, dia 03 de junho de 2017, das 9h às 17h, na Casa Fiat de Cultura - Praça da Liberdade,10 - Funcionários, Belo Horizonte.

O Seminário, na véspera da grande Festa Italiana de Belo Horizonte, é promovido pelo COMITES MG (Comitato degli Italiani all’Estero de Minas Gerais), CGIE (Consiglio Generale degli Italiani all’Estero), Ponte entre Culturas e ACIBRA MG (Associação de Cultura Ítalo brasileira de Minas Gerais), com o patrocínio do Consulado da Itália em Belo Horizonte e apoio da Casa Fiat de Cultura.

Inscrições podem ser realizadas pelo email: seminarioimigracaoitalianamg@gmail.com 

 Acompanhe todas as novidades sobre o Seminário na página:

www.facebook.com/SeminarioImigracaoItalianaMG 



0 Comentários


Seu comentário

  • Oriundi

    Giornalismo fatto con passione