Facebook

Saiba quem foi Pietro Tabacchi

Segundo o sociólogo italiano Renzo Grosselli, a Expedição de Pietro Tabachi foi o primeiro caso de partida em massa de imigrantes da região norte da Itália para o Brasil - exatamente para Santa Cruz, no Espírito Santo. O episódio é o marco instituído para o Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil.

Pietro Tabacchi teria sido um comerciante e aventureiro originário de Trento, que deixou a Itália fugindo dos credores, após a falência dos seus negócios.

Estabelecido com a fazenda "Monte delle Palme", provavelmente desde 1851, em Santa Cruz, Tabacchi usou como pretexto para atrair imigrantes a idéia de que a produção de café no Espírito Santo teria um futuro certo na substituição da mão-de-obra escrava. 

O navio a vela La Sofia partiu do Porto de Gênova na tarde do dia 3 de janeiro de 1874 e chegou a Vitória 45 dias depois. A expedição de Tabacchi envolveu 388 lavradores, um capelão e um médico, além de um auxiliar chamado Pietro Casagrande. 

Conheça aqui a lista dos sobrenomes das famílias que vieram para o Brasil na Expedição Tabacchi

Menos de um mês após o desembarque, os colonos passaram a pleitear a rescisão do contrato com Tabacchi. Em vez das casas prometidas aos imigrantes, ele construiu um enorme galpão e obrigou-os a viver promiscuamente. Além disso, para alcançar a área agricultável, os trabalhadores tinham que enfrentar uma viagem de seis horas por estradas em condições precárias. Os colonos queriam ir embora para outras terras.

Tabacchi chegou a publicar anúncio num jornal de Vitória, em maio de 1874, ameaçando levar à Justiça quem contratasse os colonos que ele havia trazido da Itália. O que não impediu que gradativamente os imigrantes, com o apoio do governo, tomassem outro destino. Uns foram para Rio Novo, outros para Santa Leopoldina, alguns fundaram Santa Teresa e, finalmente, um pequeno grupo se deslocou para o Sul do país. Apenas 20 famílias decidiram continuar com Tabacchi.

Vislumbrando a falência do seu empreendimento, com prejuízos de grande monta (ele havia contraído dívidas para levar adiante o projeto de colonização), Tabacchi teve agravado o seu estado de saúde e morreu do coração em 1874. (Fonte: http://www.woydt.be/genealogie/g18/g18x/18xxtapi01.htm)



2 Comentários


  1. Geraldo Martin
    21 Fev 2017
    "Pietro Tabacchi, o primeiro, da esquerda para a direita Foto: Reprodução/Vitoria News." O CORRETO NESTA FOTO, O PRIMEIRO DA ESQUERDA PARA A DIREITA É EUGÊNIO POLONINI E NÃO PIETRO TABACCHI. EUGÊNIO POLONINI ERA MEU BISAVÔ.
  2. Cláudia
    21 Fev 2017
    Fizemos a correção na legenda. Obrigada.

Seu comentário

  • Oriundi

    Giornalismo fatto con passione