UIL

RS irá sediar Centro de Estudos Alemães e Europeus a partir de 2017

Com inauguração prevista para este mês de  janeiro, iniciativa tem o objetivo de promover a colaboração acadêmica nas áreas de Humanidades.  A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) serão parceiras do projeto. 

O Rio Grande do Sul vai sediar, a partir de 2017, o Centro de Estudos Alemães e Europeus, no Brasil. Financiado com recursos do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, o centro vai oferecer a acadêmicos, pesquisadores e cientistas brasileiros conhecimento interdisciplinar e orientado à pratica, sobre a Alemanha e a Europa contemporânea. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) serão parceiras do projeto.

"Incentivar o intercâmbio de tecnologias, conhecimento e formar parcerias são essenciais para que o Rio Grande do Sul continue avançando na área científica e tecnológica. A chegada desse centro possibilitará que nossos acadêmicos e pesquisadores obtenham um entendimento diferenciado e interdisciplinar sobre os dois países. Vamos continuar a estreitar as relações entre Brasil e Alemanha para fortalecer os diversos setores da economia, tanto na parte de tecnologia quanto culturalmente”, afirmou o governador José Ivo Sartori.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, lembrou que esteve na Alemanha em março de 2016 para apresentar o Rio Grande do Sul e estreitar relações nos setores de energias renováveis, meio ambiente e agricultura. Em abril, reuniu-se na Secretaria com o cônsul-geral da Alemanha, Stefan Traumann; reitor da Ufrgs, Carlos Alexandre Netto e o reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, para avaliar a criação do Centro Alemão na capital gaúcha. Branco destacou que em sua viagem teve oportunidade de abrir canais com setores empresariais, estreitar laços com instituições de governo e estabelecer relações econômicas e na área científica e tecnológica.

"Naquela viagem, apresentamos o Estado como um lugar preparado para receber capitais produtivos e, com isso, abrimos novas frentes para a atração de investimentos, além de discutirmos a possibilidade de intercâmbio técnico-científico e comercial com o futuro estado-irmão da Saxônia".

Fábio Branco esteve ainda em Dresden, Berlim e Harsewinkel. E reafirmou a importância da sintonia que existe entre as duas instituições de ensino superior para o projeto em estudo. A Sdect trabalha, ainda, na ampliação dos contatos com os estados de Baden-Württemberg e Bayern, da República Federal da Alemanha.

O centro trará impacto regional, internacionalizando as abordagens interdisciplinares no ensino e na pesquisa, essencialmente  nas áreas de humanidades, ciências sociais, direito e economia.