UIL

Berlusconi deixa o poder

Silvio Berlusconi colocou, na manhã desta terça-feira, durante um encontro que durou pouco mais de 30 minutos, à disposição o  cargo de primeiro-ministro da Itália ao presidente do País, Carlo Ciampi.  Romano Prodi, que o sucederá, afirmou que agora cabe compor o novo Gabinete no tempo hábil.

Derrotado nas eleições parlamentares de abril, o mega empresário deixa o poder depois de cinco anos, o mais longo período de duração de um gabinete nas últimas décadas. Antes do encontro com o presidente da República, Berlusconi manteve um último encontro com os seus colaboradores e, depois, falou com o recém eleito presidente da Câmara, Fausto Bertinotti.

Tão logo Berlusconi oficializou sua saída, cresceram as especulações em torno da formação do Gabinete do futuro primeiro-ministro, Romano Prodi, que, à frente de uma coalização de centro-esquerda, venceu o pleito por uma diferença de 25 mil votos. Entre os nomes que estão sendo cogitados pela imprensa estão o de Arturo Parisi, para o Ministério do Interior; Anna Finochiaro, para o Ministério da Justiça e Tommaso Padoa-Schioppa para a Economia.