UIL

Referendo Constitucional: Encerrada a votação na Itália

Os italianos foram chamados a referendar a Reforma Constitucional do Governo de Matteo Renzi, já aprovada no Parlamento que, entre outras coisas, retira a função legislativa ao Senado. A consulta – realizada das 7h às 23h deste domingo (04) - não necessita de nível mínimo de participação para que o resultado seja válido. Às 19h foi apontada a participação de 57,24% dos 51 milhões de eleitores italianos.

As atenções estão voltadas para as consequências do resultado dos votos, uma vez que o presidente do Conselho de Ministros Matteo Renzi vinculou, inicialmente, a sua continuidade à frente do Executivo à vitória no referendo. Segundo fontes no Palazzo Chigi, ele falará em torno da meia-noite (21h no Brasil) no Salão Galleon do Palazzo Chigi.

A Emilia Romagna e o Vêneto foram as regiões com maior participação dos eleitores registrada: 65,91% em ambas. Na retaguarda, a Calábria com 44,34%. Na maioria das grandes cidades do Norte e do Centro, a afluência às 19 horas  superava 60%: Recorde em Florença com 67,3% dos eleitores e Bolonha, com 65,3%, seguido pelo Milão com o 60,88% Turim, com 57,3%, e Roma com 55,9%.