20 Dicembre 2014 -  Brasile 3:45 - Italia 6:45
Cercare:
   Tempo   amici
Oriundi
Banner 468x60
   Home    | Newsletter    | Contatti    | Anuncie/Pubblicità Twitter Twitter    Facebook Facebook    RSS RSS  
EDULINGUA 2014
Exposição/Esposizione/Mostra   
Mostra fotográfica celebra 50 anos do filme La Dolce Vita, de Fellini [pt]
Mercoledì - 16/12/2009

O Museu da Imagem e do Som (MIS) promove a partir desta quinta-feira (16), no Espaço Cultural Cafezau, em Curitiba, a mostra fotográfica que faz uma releitura do filme La Dolce Vita, de Federico Fellini. Clássico do cinema italiano, a obra completa 50 anos em 2010. “Queremos homenagear o filme, um dos mais importantes da história do cinema porque representa uma época de mudanças, de transformações que ocorreram nos anos 1960”, afirma o curador da mostra, o fotógrafo Oswald Dias de Siqueira Filho, conhecido em todo mundo como Tiomkim.

São dez imagens em preto e branco, produzidas por dez fotógrafos: Arthur Nauffal, Brasilio Wille, Daniel Côrrea, Gus Benke, Izabel Liviski, Karin van der Broocke, Marcelo Dallegrave, Milton Jr., Pedro Nossol e Ricardo Garcia. “As fotos são inspiradas no filme, não são cópias. É uma criação com liberdade poética, com caráter experimental, que revela um olhar melancólico, irônico, elegante e charmoso, marcas de modernidade e de transformação”, diz Tiomkim.

Apenas a foto inspirada na cena mais famosa do filme – quando a atriz Anita Ekberg entra na Fonte di Trevi com um longo vestido preto – é colorida. Ela foi produzida por Pedro Nossol, e inspirada no cartaz original do filme (amarelo, lilás e azul). Quem revive a cena é a modelo Lorena Schwartz, que veste uma réplica do vestido – o modelo Valentino foi trazido de Veneza por Federica Moro. O ensaio fotográfico aconteceu na fonte do Restaurante Madalosso, e foi filmado para a produção de um clip musical que será dirigido por Daniel Corrêa e Tiomkim.

Na mostra há também fotos no Museu do Automóvel, além do ensaio feito na Rua 15 de Novembro, que mostra “paparazzis” fotografando duas senhoras bem vestidas jogando peteca. “Gus Benke colocou em plena Boca Maldita duas empresárias vestidas no rigor da moda, jogando peteca, enquanto um bando de ‘paparazzi’ registravam a cena. A ideia do fotógrafo era a de reafirmar que certas mulheres da sociedade não deixam a ‘peteca cair’ e seguem em frente sempre com elegância e charme, tal qual algumas personagens de La Dolce Vita, que têm personalidade forte”, comenta o curador.

“As pessoas que participaram das cenas não são modelos, mas cineasta, juíza criminal, jornalista, enfim, pessoas que curtem cinema e se propuseram a participar”, conta Tiomkim. São eles: Maria Inês Borges da Silveira, Conceição Barindelli, Zilda Fraletti, Fabiana Karam, Gladys França, Fernando Severo, Analzira Carneiro, Melissa Medroni, Netto Felippe e Yumi Okamura.

FILME – La Dolce Vita foi filmado no início dos anos 1960, em Roma (Itália), e dirigido por Federico Fellini. Conta a história do jornalista Marcello (Marcelo Mastroianni), que vive entre as celebridades, os ricos e os fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado pelas aparências e por um vazio existencial, ele frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.

Serviço

Data: de 16 de dezembro a 31 de janeiro de 2010.
Horário: de 12h às 20h.
Local: Espaço Cultural Cafezau – Rua Augusto Stresser, 318.
Apoio: Ticcolor, Museu do Automóvel, Restaurante Madalosso, Hotel La Dolce Vita e Centro Cultural Teatro Guaíra.
 






Rivista digitale Oriundi


commenta questa notizia
É vedada a publicação de termos ofensivos ou de mensagens de cunho publicitário. Comentários com essas características serão excluídos pela administração do site.
Nome:
E-mail:
Seu comentário:
Digite o código que você vê na imagem abaixo:

Reload Image


Não há comentários
Exposição/Esposizione/Mostra

Marc Chagall e la Bibbia in mostra a Milano [it]

Mostra virtual do Arquivo Nacional apresenta Viagens Italianas [pt]

Sorvete italiano de Erva-mate é destaque da 37ª Expointer [pt]

Designer italiana lança coleção de joias em Belém[pt]

Keys to Rome. The city of Augustus [en] [it]

Projeto Itália na Copa apresenta exposição inédita de mosaico dos museus capitolinos de Roma [pt]

+ Exposição/Esposizione/Mostra >>