29 Luglio 2014 -  Brasile 17:43 - Italia 22:43
Cercare:
   Tempo   amici
Oriundi
EDULINGUA
   Home    | Newsletter    | Contatti    | Anuncie/Pubblicità Twitter Twitter    Facebook Facebook    RSS RSS  
TAVARESTOUR
Spazio gourmet
Edulingua
CCIRS
Imigração Italiana/Immigrazione Italiana   
Monumento Epopeia Imigrante resgata a história da imigração italiana, em Caxias do Sul [pt]
Mercoledì - 25/04/2012

Maior conjunto artístico em painéis da imigração italiana da América Latina, o Monumento Epopeia Imigrante, em Ana Rech, localidade de Caxias do Sul (RS), foi inaugurado na última segunda-feira (23). Foram investidos, pela prefeitura de Caxias do Sul, cerca de R$ 400 mil para a construção da primeira rua coberta do município, na Rua Leonardo Murialdo, onde as obras estão localizadas. O financiamento dos paineis do Monumento Epopeia Imigrante aconteceu via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Marcopolo, Intral e Eletrobrás. Contou ainda com o apoio do Banco Moneo, CIFERAL, SPHEROS, Neobus e Empresas Randon.

O conjunto da obra é um projeto artístico que resgata as passagens da Epopeia vivida pelos imigrantes, no período compreendido entre 1875 e 1924, desde a partida da Itália, passando pela travessia em navios, até a chegada ao Rio Grande do Sul, a subida em direção à Serra Gaúcha, o desbravamento de uma terra desconhecida e a construção de uma vila. Em detalhes da obra, é possível observar nuances da vida dos imigrantes: seus costumes, a religiosidade, o trabalho e a vida em família.

Estiveram presentes na inauguração, além do prefeito Ivo Sartori, a primeira-dama e deputada estadual, Maria Helena Sartori, o deputado estadual Alceu Barbosa Velho, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Izidoro Zorzi, o Chefe de Gabinete e Secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Edson Néspolo, o Secretário Municipal da Cultura, Antonio Feldmann, o Secretário Municipal do Turismo, João Tonus, demais secretários e vereadores. Também estiveram na solenidade o provincial dos Padres Josefinos, padre Raimundo Pauletti, a provincial das Irmãs Murialdinas de São José, irmã Cecília Ferazza, o subprefeito de Ana Rech, Hélio DallAlba, demais subprefeitos, a presidente da SAMAR – Associação dos Amigos de Ana Rech, Adriana Guazelli, o pároco da Igreja Matriz de Ana Rech, padre Bruno Alcides Barbieri, o diretor do Colégio Murialdo, padre Geraldo Boniatti, familiares do padre João Leonir DallAlba, a presidente da Associação Itália – Brasil, Clélia Luppis, pessoas ligados às áreas do Turismo e da Cultura, moradores de Ana Rech e visitantes de outros municípios e regiões do país.

A presidente da SAMAR, Adriana Guazelli, agradeceu a todos os parceiros, apoiadores e patrocinadores. Já o subprefeito de Ana Rech, Hélio DallAlba, resgatou a história do padre João Leonir DallAlba, idealizador do monumento. As obras são inspiradas nos rascunhos deste padre, que dedicou muitos anos à pesquisa sobre a imigração italiana e viveu seus últimos anos na comunidade de Ana Rech. Ao todo, são 15 painéis, sendo seis confeccionados pelo artista plástico Jesiel Bellini e os demais pelo artista plástico André Luis Gnatta.

O Prefeito José Ivo Sartori lembrou que Ana Rech já é conhecida como a Vila dos Presépios e pela história ligada ao tropeirismo. “Este é um monumento muito importante, para a história, para o turismo e para a cultura da nossa cidade, principalmente porque ainda estamos vivendo o Momento Itália – Brasil. Ele se soma ao que Ana Rech já oferece de bom e potencializa a vocação turística, cultural e empreendedora da comunidade”. Sartori também fez uma alusão aos quadros do Desfile Cênico Musical da Festa da Uva de 2012. “Ana Rech acolheu, plantou e transformou. Agora é o momento de celebrar".






Rivista digitale Oriundi


commenta questa notizia
É vedada a publicação de termos ofensivos ou de mensagens de cunho publicitário. Comentários com essas características serão excluídos pela administração do site.
Nome:
E-mail:
Seu comentário:
Digite o código que você vê na imagem abaixo:

Reload Image


Não há comentários
Imigração Italiana/Immigrazione Italiana

Los motores de la memoria: las Piemontesas en Argentina [it]

Trovare l’America: Storia illustrata degli Italo Americani nelle collezioni della Library of Congress [it]

Donne italiane negli Stati Uniti: a Genova Presentazione del libro Italian Women in Chicago [it]

31. Festa della Donna. L'ABM presente nel ricordo di Anna Rech [it]

Historiador analisa a imprensa italiana no Brasil [pt]

Toscani nel mondo: già presenti in oltre 40 paesi [it]

+ Imigração Italiana/Immigrazione Italiana >>