16 Settembre 2014 -  Brasile 20:27 - Italia 1:27
Cercare:
   Tempo   amici
Oriundi
Edulingua 2014
   Home    | Newsletter    | Contatti    | Anuncie/Pubblicità Twitter Twitter    Facebook Facebook    RSS RSS  
EDULINGUA 2014
Spazio gourmet
Exposição/Esposizione/Mostra   
“Passato Immediato” reúne obras de artistas ítalo-brasileiros ao Memorial da América Latina [pt]
Giovedì - 28/06/2012

O Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), organiza a exposição “Passato Immediato – Presença Italiana na Arte Brasileira”, que reúne obras de artistas italianos vindos ao Brasil, de brasileiros que estudaram na Itália e de descendentes de italianos. A mostra, inaugurada nesta quinta-feira (28), vai até 19 de agosto, na Galeria Marta Traba. Ela se realiza no âmbito do Momento Itália-Brasil, iniciativa do governo italiano que apresenta aos brasileiros a cultura da Itália moderna. “Passato Immediato” é a única atração que mostra o outro lado da moeda: a influência italiana na arte brasileira.

Ela é inegável. Segundo um levantamento feito pelo Patrimônio Histórico e Artístico da Prefeitura de São Paulo, mais de metade dos monumentos e esculturas presentes nas ruas e praças da cidade foram criados por artistas italianos e seus descendentes. O curador da exposição, João Spinelli, explica que esse intercâmbio é antigo: “A contribuição italiana para a arte, a técnica e a cultura do Brasil tem como referência primordial o legado artístico de Giuseppe Antonio Landi (Bologna-Itália 1713 – Belém-Pará 1791) que a partir da segunda metade do século XVIII influenciou diretamente a arquitetura brasileira” (confira o texto completo do curador).

A exposição “Passato Immediato – Presença Italiana na Arte Brasileira” contará com o trabalho de mais de 80 expositores, como o artista plástico Sérgio Romagnolo, o pintor José Pancetti, o escultor Victor Brecheret (autor do Monumento às Bandeiras, situado em frente ao Parque do Ibirapuera) e o desenhista/gravurista Marco Buti, entre outros. As obras que irão compor o acervo artístico da mostra foram cedidas pela Pinacoteca do Estado, Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), Palácio dos Bandeirantes, Instituto Lina e Pietro Maria Bardi, Coleção Brasiliana do Instituto Cultural Itaú, além das principais galerias de arte de São Paulo.

Serviço
“Passato Immediato – Presença Italiana na Arte Brasileira”
Período: 29 de junho a 19 de agosto
Inauguração: 28 de junho, 19h
Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h,
Galeria Marta Traba
Entrada franca

Endereço:

Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664
01156-001 - Barra Funda – São Paulo SP
Telefone: 11 3823.4600
Website: www.memorial.org.br






Rivista digitale Oriundi


commenta questa notizia
É vedada a publicação de termos ofensivos ou de mensagens de cunho publicitário. Comentários com essas características serão excluídos pela administração do site.
Nome:
E-mail:
Seu comentário:
Digite o código que você vê na imagem abaixo:

Reload Image


Comentários anteriores sobre esta matéria
qdvqDVCtKlLYcOKmOx - lisa.l@crs.org.nz - 29/07/12 15:11:11
Copia e incolla. XDCerto che il ginioalrsta deve essere un tipo strano. O credeva di non essere sgamato (e allora e8 proprio un fesso), o seppur con la certezza di essere beccato se n'e8 sbattuto bellamente ( e allora ha la faccia come il...). Mah!?
Exposição/Esposizione/Mostra

Mostra virtual do Arquivo Nacional apresenta Viagens Italianas [pt]

Sorvete italiano de Erva-mate é destaque da 37ª Expointer [pt]

Designer italiana lança coleção de joias em Belém[pt]

Keys to Rome. The city of Augustus [en] [it]

Projeto Itália na Copa apresenta exposição inédita de mosaico dos museus capitolinos de Roma [pt]

Vespa: um ícone italiano - História, Cultura e Design [pt]

+ Exposição/Esposizione/Mostra >>