19 Settembre 2014 -  Brasile 12:49 - Italia 17:49
Cercare:
   Tempo   amici
Oriundi
Edulingua 2014
   Home    | Newsletter    | Contatti    | Anuncie/Pubblicità Twitter Twitter    Facebook Facebook    RSS RSS  
EDULINGUA 2014
Spazio gourmet
Cooperação/Cooperazione   
Curso de formação em design é iniciado no Acre, em parceria com a Escola Politécnica de Milão [pt]
Venerdì - 29/06/2012

A história do setor moveleiro do Acre ganhou uma página marcante na última segunda-feira (25), data em que aconteceu a aula inaugural do primeiro Curso de Formação em Design do Estado. Empresários, marceneiros e 37 alunos participaram da aula inaugural no Theatro Hélio Melo.

A cerimônia aconteceu oito meses depois que a primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, foi à região da Lombardia, na Itália, em busca de parcerias institucionais para o desenvolvimento de política estadual de fomento ao design.

Marlúcia Cândida foi categórica ao declarar que no ano do cinquentenário do Acre o setor moveleiro começa uma nova fase. “Começa uma história de design no Estado”, frisou a primeira-dama.

Além dos alunos e empresários participaram do ato o governador Tião Viana, secretário Edvaldo Magalhães, secretário de Pequenos Negócios José Reis, Arturo Della Vitti, diretor da Escola Politécnica de Milão, diretor do Instituto Dom Moacyr (IDM) Marco Antônio Brandão, presidente do Tribunal de Contas (TCE) Ronald Polanco, presidente da Federação do Comércio Leandro Domingos e diretor do Sebrae João Fecury.

Oportunidade e expansão de mercado

Os marceneiros, alunos do curso que terá duração de sete meses, também são os melhores. Para Hudson Teles, aluno e marceneiro, essa capacitação é uma novidade e a expectativa é desenvolver novos produtos para o mercado moveleiro. O marceneiro Carlos Moura, também aluno do curso, conta que foi selecionado para participar da capacitação na cooperativa da qual faz parte.

“A expectativa é excelente para que no futuro a gente possa fazer um bom trabalho, com mais qualidade. Porque hoje nós já usamos uma matéria-prima de primeira qualidade e agora vamos poder incluir um design de primeira linha e colocar bons produtos no mercado”, pontuou o marceneiro.

O presidente do Sindicato dos Moveleiros do Acre, Francisco Augusto Nepomuceno, observou que esse apoio que o setor está recebendo do governo do Estado tem sido muito importante para impulsionar o setor.

“O governo está nos dando oportunidade de buscar conhecimento de novas tecnologias fora. Nós fomos a Milão. São coisas que estão nos ajudando para melhorar o nosso trabalho e nos ajuda a buscar mercado lá fora”, frisou Nepomuceno.

Arturo Della Vitti, da Escola Politécnica de Milão, revela que para ele será muito interessante ministrar aulas de design no Acre. Della Vitti afirmou que o Estado tem um projeto social e sustentável único no mundo.

“Temos muito trabalho a fazer para melhorar a produção do mobiliário, mas sei que vamos produzir um produto que poderá ser vendido em todo o Brasil e no exterior. Milão é uma vitrine internacional do design, e trabalhando com o Acre poderemos utilizar o Salão de Milão como vitrine madeira sustentável do Acre”, declarou o diretor da Politécnica de Milão.

Prêmio aos melhores alunos

Durante a solenidade, o diretor do Instituto Dom Moacyr (IDM) anunciou aos alunos participantes dessa capacitação que quatro pessoas serão selecionadas para participar de outro curso de aperfeiçoamento na área de design em Milão.

“Será a segunda turma de acreanos que nós vamos enviar à Itália para participar desse curso. Ano passado o governo do Estado, por meio do IDM, enviou um grupo com três alunos”, disse Brandão.






Rivista digitale Oriundi


commenta questa notizia
É vedada a publicação de termos ofensivos ou de mensagens de cunho publicitário. Comentários com essas características serão excluídos pela administração do site.
Nome:
E-mail:
Seu comentário:
Digite o código que você vê na imagem abaixo:

Reload Image


Não há comentários
Cooperação/Cooperazione

FAPESP celebra acordo com Consiglio Nazionale delle Ricerche [pt]

Cooperazione italiana: tutela dell'ecosistema amazzonico [it]

Cooperazione - Guatemala, Italia sostiene i produttori di caffè [it]

Supporto ai piccoli produttori latino-americani [it]

Rapporto Peer Review: in Italia invertita la tendenza [it]

Italianos especialistas em economia solidária estão em São Bernardo para repassar conhecimentos [pt]

+ Cooperação/Cooperazione >>