01 Novembre 2014 -  Brasile 2:29 - Italia 7:29
Cercare:
   Tempo   amici
Oriundi
Edulingua 2014
   Home    | Newsletter    | Contatti    | Anuncie/Pubblicità Twitter Twitter    Facebook Facebook    RSS RSS  
EDULINGUA 2014
Cooperação/Cooperazione   
Setor moveleiro do Acre recebe consultor italiano em design [pt]
Lunedì - 02/07/2012

O consultor italiano em design, Sergio Frison, à convite do Instituto Dom Moacyr (IDM), por meio de seu projeto Escola de Design, e com intermediação da primeira-dama Marlúcia Cândida Neves, esteve em Rio Branco, no Acre, na última quinta-feira (28). O objetivo foi apresentar produtos e técnicas utilizados na região, visando o diagnóstico do setor moveleiro do Estado e sugestões para o incremento da produção, em busca da ampliação de mercados. O consultor visitou alguns artesãos de Rio Branco, ciceroneado pela gerente de artesanato da Secretaria de Turismo do Acre (Setul), Simone Nascimento, e pelo diretor da Cooperativa de Produtos e Serviços Econômicos e Solidários do Acre (Cooesa), Carlos Taborga.

Numa comunidade do Calafate, que beneficia sementes para produção de biojoias, Frison conheceu tucumã, jarina, açaí e outras, para estudar a possibilidade de incorporar esses produtos à fabricação de móveis, sua especialidade. Visitou, também, um artesão do Irineu Serra que fabrica instrumentos musicais de percussão utilizando matéria-prima proveniente de refugo de madeireiras.

Frison disse estar "impressionado" com a quantidade de produtos retirados da natureza de maneira sustentável e também com o modo como a comunidade se envolve na produção dos artefatos. “Os artesãos do Acre têm a vantagem de encontrar os produtos de maneira abundante na natureza, sem precisar importar nenhuma matéria-prima. Isso é tudo o que é preciso para fabricar artefatos originais e exclusivos”, ressaltou.

A Escola de Design do IDM desenvolve o Curso de Formação em Design do Estado do Acre, em parceria com a Setul, Sebrae, Fieac, Senai, Sedens (Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis do Acre) e SEPN (Secretaria de Pequenos Negócios), e tem o objetivo de formar profissionais na área que criem produtos com características exclusivas da cultura acreana.






Rivista digitale Oriundi


commenta questa notizia
É vedada a publicação de termos ofensivos ou de mensagens de cunho publicitário. Comentários com essas características serão excluídos pela administração do site.
Nome:
E-mail:
Seu comentário:
Digite o código que você vê na imagem abaixo:

Reload Image


Não há comentários
Cooperação/Cooperazione

FAPESP celebra acordo com Consiglio Nazionale delle Ricerche [pt]

Cooperazione italiana: tutela dell'ecosistema amazzonico [it]

Cooperazione - Guatemala, Italia sostiene i produttori di caffè [it]

Supporto ai piccoli produttori latino-americani [it]

Rapporto Peer Review: in Italia invertita la tendenza [it]

Italianos especialistas em economia solidária estão em São Bernardo para repassar conhecimentos [pt]

+ Cooperação/Cooperazione >>