20 Dicembre 2014 -  Brasile 13:01 - Italia 16:01
Cercare:
   Tempo   amici
Oriundi
Banner 468x60
   Home    | Newsletter    | Contatti    | Anuncie/Pubblicità Twitter Twitter    Facebook Facebook    RSS RSS  
EDULINGUA 2014
Exposição/Esposizione/Mostra   
Imigração italiana em MG é tema de mostra fotográfica em Ouro Preto [pt]
Venerdì - 13/07/2012

Em comemoração ao Ano da Itália no Brasil (2011-2012) e o 301° aniversário de Vila Rica, o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), inaugura, nesta sexta-feira (13), às 20h30, na Sala Manoel da Costa Athaide, a exposição “De Gênova a Ouro Preto: A rota dos Fontana”.

A mostra retrata a imigração italiana no país e em Minas Gerais a partir da vinda da família do fotógrafo ouropretano Luiz Fontana ao Brasil, no final do século XIX.

Fontana deixou seu legado histórico, entre as décadas de 1920 e 1948, nos registros fotográficos que constituem patrimônio da Prefeitura Municipal, sob guarda do Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto.

A mostra tem curadoria geral de Janine Ojeda e Margareth Monteiro e foi idealizada em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, que lançará site com a coleção de imagens digitalizadas da obra de Fontana.

Também estarão expostos objetos, fotografias e imagens relativos à imigração e serão identificadas famílias ouropretanas com descendência italiana. “Fontana foi objeto de mais de uma exposição local, mas ainda não se conseguiu fazer uma mostra realmente renovadora e instigante como a que o Museu pretende realizar”, salienta o diretor do Museu da Inconfidência, Rui Mourão.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser vista de terça a domingo, das 12 às 18h, até 26 de agosto de 2012.

Luiz Fontana

Descendente de italianos, o ouropretano Luiz Desidério Fontana nasceu na casa de seus pais em abril de 1897 – ano de transferência da capital mineira para Belo Horizonte – e registrou imagens da paisagem cultural e natural de uma Ouro Preto que se adaptava aos novos tempos. Filho de Ermínio e Maria Polleti Fontana, Luiz Desidério foi batizado na Igreja do Pilar. Não casou, nem teve filhos. Seu estúdio fotográfico estava situado à Rua São José, onde antes funcionava o Restaurante “Gallo” da família. Faleceu na Santa Casa de Ouro Preto, em 22/8/1968, de infarto do miocárdio e diabetes, com as duas pernas amputadas. Foi enterrado no Cemitério da Igreja São Francisco de Paula.






Rivista digitale Oriundi


commenta questa notizia
É vedada a publicação de termos ofensivos ou de mensagens de cunho publicitário. Comentários com essas características serão excluídos pela administração do site.
Nome:
E-mail:
Seu comentário:
Digite o código que você vê na imagem abaixo:

Reload Image


Não há comentários
Exposição/Esposizione/Mostra

Marc Chagall e la Bibbia in mostra a Milano [it]

Mostra virtual do Arquivo Nacional apresenta Viagens Italianas [pt]

Sorvete italiano de Erva-mate é destaque da 37ª Expointer [pt]

Designer italiana lança coleção de joias em Belém[pt]

Keys to Rome. The city of Augustus [en] [it]

Projeto Itália na Copa apresenta exposição inédita de mosaico dos museus capitolinos de Roma [pt]

+ Exposição/Esposizione/Mostra >>