Cursos Italiano Jurídico 2018

Seguro Viagem Internacional: Tudo o que você precisa saber

Embora os brasileiros não precisem de visto para entrar na Itália, em viagens com duração de até 90 dias, a contratação de um Seguro Viagem Internacional, com cobertura mínima de 30.000 euros – ou o equivalente em dólar – é obrigatória.

A norma é estabelecida pelo Tratado de Schengen e caso a cobertura contratada seja de valor inferior ao exigido, o seguro não terá validade alguma, no que se refere à entrada no  território.

Nem sempre esse documento é exigido pelo setor de imigração, mas, se for pedida a sua apresentação e o viajante não o tiver, ele poderá ser impedido de entrar no país. 

Por isso, convém ter facilmente ao alcance das mãos o contrato do seguro escolhido, no momento de desembarcar. 

Como funciona o Seguro Viagem

A contratação do serviço garante atendimento médico e cobertura em acidentes nos países estrangeiros. Na prática, ele opera como um plano de saúde temporário e funciona como garantia para indenizações de diversos tipos de acidentes. Atende também outras demandas, como extravios de malas e necessidade de atendimento jurídico.

SAIBA COMO FAZER UM CURSO INTENSIVO DE ITALIANO NA ITÁLIA - CLIQUE AQUI

Na contratação de um serviço de seguro viagem, caso ocorra uma emergência médica ou de outra natureza, desde que devidamente cobertas pela apólice, o cliente deverá procurar atendimento, pagar do seu próprio bolso e depois buscar reembolso, através da comprovação dos laudos, documentos, notas fiscais e formulários devidamente preenchidos e assinados.

Portanto, nesses casos, o viajante deve guardar todas as notas fiscais e laudos médicos. Após a apresentação de todos os documentos, a seguradora tem até 30 dias para fazer o pagamento.

A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é o órgão do Governo Federal que fiscaliza e controla o mercado de seguros.

O que o Seguro Viagem cobre?

Cada seguradora oferece um tipo de serviço, de acordo com o que for contratado no momento da compra do seguro, o que interfere no valor a ser pago pela apólice. 

Geralmente, os planos incluem despesas médicas, farmacêuticas, orientação em caso de perda de documento e extravio de bagagens, morte acidental, translado médico, cancelamento de viagem, assistência jurídica, indenização no caso de morte, entre outras coberturas. 

Qual deve ser o tempo de duração do seguro

O tempo de cobertura do seguro deve ser o tempo completo da duração da viagem.

Assistência Viagem

A maioria das seguradoras oferece, além do Seguro Viagem, a Assistência de Viagem. Neste caso, havendo alguma ocorrência, o turista recebe as orientações da seguradora por telefone e é encaminhado a um profissional, clínica ou hospital credenciado para o atendimento. O cliente também pode receber a visita do médico, no próprio hotel onde está hospedado. O viajante não desembolsa nenhum valor, mas somente pode recorrer a parceiros da empresa seguradora. 

Espaço Schengen

O Espaço Schengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países participantes do acordo, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras. 

Para os turistas de países não participantes do acordo, a prova de identidade é sempre o passaporte ou, no caso de longa permanência, o documento legal substitutivo, emitido pelas autoridades de imigração de um dos países participantes do acordo.

Os Países que integram o Espaço Schengen são os seguintes:

Alemanha – Áustria – Bélgica – Dinamarca -  Eslováquia -  Eslovênia – Espanha – Estônia – Finlândia – França - Grécia – Holanda – Hungria – Islândia – Itália – Letônia – Lituânia - 
Listenstaine – Luxemburgo – Malta – Noruega – Polônia – Portugal - República Checa – Suécia -
Suíça.

Normas para a entrada no Espaço Schengen

Apesar da não necessidade de portar um visto de entrada, o viajante brasileiro deve atentar para as seguintes exigências:

- Portar um passaporte com validade superior a seis meses, na data da viagem.
- Ter uma passagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias.
- Comprovante de hospedagem.
- Plano de assistência médica internacional (Seguro Viagem) com cobertura mínima, equivalente a EUR 30.000.
- Portar uma quantia mínima que comprove ter meios financeiros para manter-se, no país, durante o período da viagem.

Custos do seguro, o que eleva a estimativa?

É intuitivo que aumentar o teto ou reduzir a franquia aumenta a estimativa final da apólice de seguro. Mas estes não são os únicos fatores que afetam o preço. A estimativa do seguro de viagem aumenta proporcionalmente de acordo com a duração da viagem, para o destino (países com risco para a saúde, por exemplo, exigem maiores garantias) e para os casos cobertos (apenas lesões ou até mesmo perda de bagagem e cancelamento de vôos etc.). A escolha é muito pessoal e depende das suas prioridades.

Quanto custa o seguro de viagem para Europa?

O preço irá variar conforme o plano de cobertura. Entretanto, um seguro que cumpra as exigências mínimas do Tratado Schengen, considerando o período de 35 dias, é encontrado no mercado a partir de R$ 340,00.

Onde comprar o Seguro Viagem Internacional ou a Assistência Viagem?

Os seguros de viagem podem ser comprados facilmente e sem burocracia, de forma eletrônica (online), pagando com cartão de crédito ou boleto bancário.

Oferecem o produto as empresas seguradoras, o próprio banco do viajante, agências de turismo e operadoras de cartão de crédito. Entretanto, convém pesquisar os preços porque a variação pode ser grande.

Cartão de crédito oferece o seguro viagem?

Depende. É necessário verificar, junto ao atendimento do seu cartão de crédito, se o produto é oferecido gratuitamente. Algumas empresas condicionam a gratuidade do seguro viagem à compra da passagem aérea integralmente no cartão.

A fim de utilizar o seguro do cartão de crédito é necessário informar-se sobre o valor da apólice – no caso de países do Espaço Schengen, no mínimo 30.000 euros - o tipo do seguro, quais as coberturas e valores e os números de contato para atendimento. 

Plataformas comparadoras de preços

Para baratear e simplificar o acesso a esse serviço, a comparação de preços e compra on-line tem sido uma alternativa. Conheça três delas e faça as suas valiações.

Seguro Store

Plataforma on-line de contratação de seguros viagem. Lançada em novembro de 2017, a empresa facilita a contratação de seguro viagem online, assim como oferece tarifas 35% mais baratas que o mercado. Além disso, tem um modelo de contratação que elimina a burocracia do processo. A Seguro Store é dos mesmos donos da Câmbio Store. 

NeoCâmbio

Criada em 2016, a NeoCâmbio é uma plataforma especializada em comparação e negociação de câmbio online, além de oferecer indicações para outros serviços úteis ao viajante, como seguro viagem, ajudando o consumidor a economizar na hora de planejar a próxima viagem. Sua plataforma também inclui serviço de cotação de bitcoin.

Seguros Promo

A Seguros Promo é uma empresa do grupo Belvitur com mais de 53 anos de atuação no setor de viagens de lazer e viagens empresariais. Belvitur está localizada em Belo Horizonte e desde 1981 ocupa a liderança em vendas corporativas no estado de Minas Gerais.



0 Comentários


Seu comentário

  • Oriundi

    Giornalismo fatto con passione