Facebook Curtir

Argentina sedia o II Encontro da Rede Trentina de Universidades

A Rede Trentina de Universidades foi criada após o Primeiro Encontro  Regional Trentino no Uruguai, em 23 de maio de 2016. O objetivo é congregar a Universidade de Trento com universidades latino-americanas, visando promover a colaboração acadêmica nos níveis de graduação e pós-graduação, facilitando a mobilidade de estudantes, professores e pesquisadores ligados às instituições que integram o acordo. Levou-se em consideração o grande número de descendentes trentinos que habitam nesta região.

Também são propostas da Rede, promover projetos conjuntos de pesquisa e criar programas de educação à distância. Ainda, facilitar a mútua divulgação cultural e científica, por meio da visita de palestrantes e dos canais de comunicação disponíveis através da Internet.

A cerimônia de abertura foi liderada pelo reitor da Universidade de Mar del Plata, Francisco Morea, e pelo diretor da Escola Superior de Medicina, Adrián Alasino. O evento, promovido nos dias 15 e 16 de agosto, também contou com a presença do cônsul da Itália em Mar del Plata, Darío Cortese, do assistente da Universidade de Trento, Roberto Napoli, e do presidente da Sociedade Italiana Las Tres Venecias, Marcelo Carrara, um dos anfitriões do encontro. Participaram representando os Círculos Trentinos do Uruguai, o coordenador Jorge Zaz, da Argentina, o coordenador Carlos Trentini, e do Brasil, a coordenadora Elisete Bertolo -  ligados à Trentini nel Mondo.

Além de uma breve retrospectiva sobre os temas tratados na última reunião - ocorrida em março deste ano, na cidade de Montevidéu – foram elencados os objetivos da Rede e os próximos encaminhamentos a serem tomados. Entre os assuntos abordados, as possibilidades de acordos interinstitucionais de projetos e estratégias de financiamento.

A próxima reunião da Rede Trentina de Universidades será realizada em fevereiro do ano que vem, na cidade de Caxias do Sul, e está previsto, também em 2018, um encontro da Rede na Itália.

UCS – Universidade de Caxias do Sul

Representando o Brasil, e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) que integra o convênio, esteve presente ao evento a coordenadora dos Círculos Trentinos no Rio Grande do Sul, Elisete Bertolo.

Criada em 1967, a UCS é a mais antiga instituição de ensino superior da região nordeste do Rio Grande do Sul - neste ano está comemorando 50 anos de fundação. Atualmente, a universidade possui em torno de 30 mil estudantes, entre os 78 cursos de graduação, 70 cursos de especialização, 15 programas de pós-graduação Stricto Sensu, com 16 Mestrados e 8 Doutorados.  



0 Comentários


Seu comentário

  • Oriundi

    Giornalismo fatto con passione