UIL

Alagoas encaminha acordo comercial com a Lombardia

O Estado de Alagoas deverá firmar, em breve, um acordo comercial com a região da Lombardia, localizada ao norte da Itália. O assunto , em palácio, durante encontro entre membros do governo do Estado e o dirigente da Agência da Câmara de Comércio Internacional (Promos/CCIAA), Andrea Bonalumi, realizado no final de fevereiro. O acordo envolve investimentos no setor imobiliário e no segmento turístico. Outro interesse é a compra exclusiva do etanol produzido em Alagoas.

Segundo Andrea Bonalumi, a agência tem, ainda, a intenção de firmar uma cooperação técnica na área acadêmica, possibilitando o intercâmbio de professores. “Poderemos não só receber professores como também realizarmos missões no Estado. Nossa capital, Milão, é a segunda cidade na Europa em número de organizações que promovem a inovação e as relações entre a pesquisa científica e a produção”, disse.

O governador Teotonio Vilela Filho destacou, entre outros pontos, o artesanato alagoano como uma presença importante na Feira de Milão, realizada duas vezes ao ano. “Queremos Alagoas presente nesta feira, divulgando o que é produzido em nosso Estado”, enfatizou. Com a possibilidade da captação de mais um vôo charter entre Milão e Alagoas, o governador afirmou que o fortalecimento desses laços interessa diretamente às demandas e aos anseios alagoanos. “Mais um vôo charter irá representar um grande avanço nesse processo”.

A proposta do governo é montar uma agenda estratégica que trabalhe a política de relações exteriores, comerciais, de cooperação técnica e de investimentos. Segundo o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sérgio Moreira, que coordenou a visita, Alagoas já possui uma boa relação com a região da Lombardia no setor imobiliário. “Nós queremos Milão como também uma porta de entrada para Alagoas. Já temos, inclusive, grandes investidores italianos instalados no Estado”, afirma.

Estiveram presentes à reunião os secretários Luiz Otávio Gomes (Desenvolvimento Econômico); Osvaldo Viégas (Cultura); Virgínio Ferreira (Turismo); Jorge Briseno (Recursos Hídricos), Adeilson Teixeira; (Infra-estrutura); Sérgio Moreira (Planejamento), Fernanda Vilela (Fazenda), Wedna Miranda (Mulher e Cidadania), Régis Cavalcante (Trabalho), além do assessor do governo para Relações Internacionais, Eduardo Magalhães, e o presidente da Associação Comercial de Maceió, Sérgio Papini.