UIL

Cidade italiana busca parceria com Curitiba para tratamento de lixo

O prefeito Beto Richa recebeu, na última quarta-feira (29), o prefeito da cidade italiana de Rosignano, na província de Livorno, Alessandro Nenci, acompanhado do empresário Giulio Galletti, que está implantando uma indústria para processar materiais recicláveis na região de Foz do Iguaçu. O grupo veio conhecer o sistema de tratamento e reciclagem de resíduos de Curitiba, para estudar a possibilidade de estabelecer parcerias. O deputado estadual Reni Pereira participou do encontro.

"Temos grande interesse em parcerias na área ambiental. Curitiba é conhecida como a capital ecológica do Brasil e todos os projetos implantados nesta área ganham grande visibilidade", disse o prefeito. Richa falou sobre a licitação que a Prefeitura está fazendo para implantar uma nova indústria de processamento de resíduos, em substituição ao aterro sanitário. "Estudamos as melhores tecnologias disponíveis no mundo até chegar a este modelo, que vai reduzir em 85% o volume de resíduos que é enviado ao aterro sanitário, e o restante será de material inerte", explicou.

O empresário Galletti contou que a partir do início das operações da indústria, em Foz do Iguaçu, o que deve acontecer até o início de 2010, serão necessárias muitas parcerias para coleta de material reciclável. "No pico da produção processaremos até 50 toneladas de polietileno [plástico] a cada oito horas, para produzir materiais que vão desde móveis a peças e acessórios para automóveis", disse Galletti.

O empresário mantém também uma indústria na província de Livorno e há mais de 20 anos participa de estudos para aproveitamento dos resíduos e a transformação em oportunidades. "A indústria que eles mantêm em parceria com a cidade processa mais de 2.000 toneladas por dia de resíduos e converte tudo em energia elétrica ou térmica. É uma experiência que pode ser reproduzida aqui", explicou o deputado Reni Pereira.

Galletti também coordena projetos sociais em Foz do Iguaçu e Fortaleza (CE), onde são atendidas mais de 350 pessoas. O grupo de Rosignano foi recebido à tarde pelo secretário municipal do Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto.