UIL

Italianos ajudam a combater queimadas no Brasil

A Itália desenvolve uma série de programas de cooperação com o Brasil  nas mais diferentes áreas. Nesta semana, por exemplo, um deles está completando três meses: trata-se de um acordo firmado com o Governo do Estado do Mato Grosso, que prevê a transferência de tecnologia para o manejo de fogo na agricultura, técnicas que serão empregadas em 56 municípios. A contrapartida, conforme o secretário estadual do Meio Ambiente, Marcos Henrique Machado, é o fornecimento de mão-de-obra e logística ao trabalho voluntário dos pesquisadores italianos.
 
- Os pesquisadores italianos - destaca o secretário - fazem a transferência de tecnologia que têm, com dados, metodologia científica, e nós fazemos a cessão de pessoal e logística. Essa cooperação começou com a incorporação de uma representante da equipe italiana dentro da Defesa Civil, para fazer a identificação das áreas que demandam mais trabalho.

Um dos municípios identificados pelos pesquisadores, Feliz Natal - a 463 quilômetros de Cuiabá)-, é onde ocorre uma alta  incidência focos  no Estado. O secretário explica, ainda, que o trabalho da equipe italiana iniciou  em Alta Floresta e região, e já está se espalhando por  outros Estados, onde existe um grande índice de queimadas. Entre outros aspectos ,é demonstrado aos agricultores que existem alternativas ao fogo e ao desmatamento, mostrando que essas não são estratégias adequadas.

Além desse trabalho com a equipe italiana, Mato Grosso já tem  sete municípios inseridos no Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Desmatamento, com convênio assinado entre Estado e o governo  Federal, para intensificação de ações que evitem a queima de forma desenfreada.