UIL

UCS fecha parceria com duas universidades italianas

A Universidade de Caxias do Sul recebe, nesta segunda-feira (10), a visita de delegação italiana formada por representantes da Università Degli Studi Della Tuscia e da Sapienza – Università di Roma. No encontro, as três instituições firmarão acordo de cooperação internacional em cursos da área da Saúde, Administração, Ciências Agrárias e Ciências Econômicas.

Além das atividades de intercâmbio de professores e estudantes, o convênio também "possibilitará a dupla diplomação e a realização de programas de pós-graduação com aulas na Itália e aqui", salienta a assessora de Relações Internacionais, professora Luciane Stallivieri.

A UCS mantém o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, que permite que acadêmicos da UCS realizem um semestre do curso em 170 instituições conveniadas em 28 países e se insiram também em atividades sociais e esportivas. Por outro lado, também possibilita que alunos estrangeiros realizem os intercâmbios no Brasil. Atualmente, 44 acadêmicos da UCS estudam no exterior, sendo que nove em 13 instituições italianas já conveniadas e 31 estrangeiros estão em Caxias do Sul matriculados em cursos da UCS.

Universidades parceiras

Sapienza - Università di Roma - Anteriormente conhecida como Università degli Studi di Roma "La Sapienza", foi fundada em 1303 e é a maior e mais antiga instituição europeia. Em italiano, Sapienza significa "sabedoria" ou "conhecimento". Conta com as seguintes faculdades: Arquitetura, Ciências da Comunicação, Economia, Engenharia, Ciências Humanas, Direito, Literatura e Filosofia, Matemática, Física e Estudos Naturais, Medicina e Cirurgia, Estudos Orientais, Farmácia, Filosofia, Ciências Políticas, Psicologia, Sociologia, Estatística e Engenharia Aeroespacial.

Universidade de Tuscia - Fundada em 1979, com sede em Viterbo, atualmente, possui as faculdades de: Agricultura, Conservação de Bens Culturais, Economia, Línguas e Literaturas Estrangeiras, Matemática, Física e Ciências Naturais e Ciências Políticas, com mais 10 mil estudantes.