UIL

Parque Arqueológico de Ostia Antica, Roma

Em tempos antigos, Ostia Antica era um porto do Império Romano. Ali desembarcavam as tropas que voltavam de guerras distantes, escravos, mercadores e, provavelmente, os primeiros discípulos de Cristo.

Candidato  ao "Marchio del Patrimonio europeo” (edição 2023), o Parque Arqueológico de Ostia é um dos percursos de história imperdíveis em Roma.

Certamente, elaborar uma lista exaustiva do que ver no Parque Arqueológico de Ostia Antica não é uma questão trivial. A área é de fato muito extensa e ao longo dos seus vários percursos encontra-se esplêndidas ruínas romanas, muitas delas muito bem conservadas. A seguir, as informações úteis sobre o que visitar no parque, horários e como chegar.

O que ver no Parque Arqueológico de Ostia Antica

O Parque Arqueológico de Ostia Antica é um dos maiores e mais famosos da Itália e é comparável apenas ao sítio arqueológico de Pompéia. De uma cidadela fortificada a uma cidade rica, o passo para Ostia foi curto. Um papel preponderante neste sentido foi desempenhado graças à presença do porto fluvial que permitia a chegada de navios comerciais do Mediterrâneo. No entanto, o declínio da cidade ocorreu no terceiro século d.C. devido ao assoreamento do rio Tibre. Graças às escavações iniciadas no século XIX, 34 hectares da antiga cidade voltaram ao auge.

Em relação às escavações, as paradas obrigatórias durante a visita às escavações são as seguintes:

- a Antiga Necrópole na qual foram trazidas à luz tumbas do século II a.C. foram trazidos à luz, bem como mausoléus de pessoas ilustres;
- a abertura das muralhas que permitiam chegar a Roma, ou a Porta Romana;
- a Terma dos Sette Sapienti, construída por volta de 140 d.C. e que junto com o Caseggiato degli Aurighi e o de Serapide formam um único bloco;
- os esplêndidos mosaicos que enquadram todo o percurso, conferindo ao visitante um ambiente sugestivo;
- o Teatro Romano, estrutura com capacidade para 4.000 espectadores e que servia para a realização de espetáculos e festas.

Os tempos

Demora cerca de duas horas para visitar completamente as escavações arqueológicas de Ostia Antica. Porém, nada impede quem deseja parar mais para ver os detalhes dessas maravilhosas ruínas. Também é bom lembrar que a saída do parque é a mesma que você entra. Portanto, para sair do local será necessário refazer a estrada.

Como chegar ao Parque Arqueológico de Ostia Antica?

Existem diferentes maneiras de chegar ao Parque Arqueológico de Ostia Antica: com seu próprio carro ou contando com transporte público. No primeiro caso, tenha em mente o seguinte endereço: Viale dei Romagnoli 717 e siga as instruções fornecidas pelo navegador. Perto da entrada das ruínas existe um grande parque de estacionamento, onde pode deixar o seu carro. Se você optar pelo uso de transporte público, saindo de Roma, é necessário pegar o trem para Lido di Ostia até a parada Ostia Antica e dali, com uma curta caminhada de cerca de 15 minutos, você chegará ao sítio arqueológico.

O que ver nos arredores

A área do Parque, além da própria área arqueológica, inclui vários locais de interesse: o Museu Ostiense (temporariamente fechado), Tor Boacciana e complexos vizinhos, o cais republicano e as docas, o procoio com vilas costeiras, a Igreja de Sant'Ercolano, a necrópole e a basílica de Pianabella, a necrópole Laurentina. E ainda: a área arqueológica dos Portos Imperiais de Cláudio e Trajano, a área arqueológica de Monte Giulio, o Museu do Navio de Fiumicino, a Necrópole do Porto na Isola Sacra, o complexo da basílica de Sant'Ippolito em Fiumicino, os túmulos da antiga área da Opera Nazionale Combattenti e a área arqueológica de Iseo Portuense, também em Fiumicino.

Ingressos e horários

Cada uma dessas atrações tem diferentes horários de entrada e ingressos. Para conhecer todas as informações sobre horários, custos e diversas informações a esse respeito, aconselhamos que você visite o portal do Parque Arqueológico de Ostia Antica.

Fonte das informações: Il Corriere della Città