Facebook

Cacau da Fazenda EMATA rumo ao destaque nacional

A EMATA está localizada no município de Itacaré, na região da Costa do Cacau, a 245 km de Salvador, no sul da Bahia. Em meio à maior biodiversidade do mundo, a fazenda possui 740 hectares, sendo 120 cultivados e 620 de Mata Atlântica nativa preservada.  

A propriedade, que possui capital italiano, é referência no respeito ao meio ambiente na região, tanto pela defesa da fauna e da flora nativas quanto da proteção das oito nascentes que auxiliam no abastecimento de água da população local. Na fazenda é produzido, além do cacau, o Cravo-da-Índia, a Pimenta-do-Reino, a Pimenta-da-Jamaica, a Banana Pacovan Ken e o Café Conilon, sempre de acordo com os padrões de alta qualidade.

A gestão empresarial focada na organização e no controle, associada ao investimento em boas práticas, do cultivo ao beneficiamento do fruto, tem resultado na colocação no mercado de um produto de excelente qualidade. Também a posição geográfica e as características inatas do solo da fazenda são apontadas como responsáveis por amêndoas de cacau que, ao término do processamento, apresentam intenso e agradável sabor de chocolate amargo e textura inigualáveis.

Da colheita ao corte do cacau, da fermentação à secagem e ao preparo das amêndoas para a comercialização, cada etapa do processo é feita com o maior cuidado, a fim de obter os melhores resultados. 

Ampliar a comercialização do nibs para os estados da região sul do Brasil é uma das metas da EMATA para 2020.  

A Costa do Cacau

A Costa do Cacau está distribuída em 180 quilômetros de praias com águas cristalinas, cachoeiras e o verde da Mata Atlântica preservada. 

O cacau, originário das regiões tropicais da América, foi levado para o litoral sul da Bahia, em meados do século XVIII, onde a cultura se expandiu, sendo hoje a principal região produtora no Brasil, com 62% da produção nacional, seguida pelos estados da Região Norte, com 34%, e os outros estados com os 4% restantes.

Produtos da Fazenda EMATA: Benefícios à saúde 

Cacau

Consumido in natura, o cacau nibs (amêndoas de cacau fermentado, torrado e triturado) é uma importante fonte de nutrientes, com altas concentrações de potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e feniletilamina.

Cravo-da-Índia 

Rico em flavonoides, ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue e pode ser utilizado como antibiótico e anti-inflamatório. Contém manganês, vitamina K, magnésio, cálcio, potássio, ácidos graxos e Ômega 3.

Pimenta-do-Reino

Também conhecida como pimenta preta, é rica em ferro, cálcio, zinco, potássio, magnésio, cromo, manganês e vitaminas K, C e B6. A pimenta-do-reino é um dos condimentos mais utilizados no mundo

Pimenta-da-Jamaica

Mais suave que a pimenta-do-reino, a pimenta-da-jamaica lembra o sabor canela, noz-moscada e cravo-da-índia. O nome em inglês, Allspice, faz alusão a essa união de sabores.

Café Conilon

O café conilon (coffea canéfora), ou robusta, é valorizado para a composição de blends e pela indústria de café instantâneo. Possui alta aceitação nos mercados americano e europeu.

O café conilon encontra na EMATA a altitude ideal para o cultivo, entre 50 e 200 metros acima do nível do mar. Possui 2,2% de cafeína, o dobro do arábica, sendo valorizado para a composição de blends e cafés instantâneos.

Banana Pacovan Ken

Uma das frutas mais populares do Brasil, a banana é fonte de potássio, carboidratos, fibras, vitaminas A, C, B6, ferro e magnésio. Pode ser consumida in natura, em chips ou em variadas receitas.

A EMATA

Assentada entre a floresta e o mar, em Itacaré, na região Sul da Bahia, a Fazenda EMATA foi constituída em 1977, com o desafio de ser uma fazenda rentável, mantendo a sua maior riqueza: a Mata Atlântica.

EMATA Empresa Atlântica Agrícola Pastoril

http://www.emata.com.br

Rodovia Itacaré/Aurelino Leal, Km 11, s/n Zona Rural, Itararé – BA

51 98339.1116 / 54 99152.2115

emata@emata.com.br 

Assista aqui ao Vídeo sobre a EMATA