Facebook

Missão empresarial multi setorial Brasil-Itália 2016

Mais de 100 empresários italianos dos setores do Agronegócio, Ambiente/Energia, Automobilístico, Infraestrutura, ICT - Tecnologia de Informação e Comunicação e Aeroespacial desembarcam no Brasil, dias 24 e 25 de novembro, para missão multi setorial econômica no país.

Com realização da ITA - Italian Trade Agency (Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas/ Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália), a missão é composta pelos líderes de algumas das mais importantes empresas italianas e capitaneada pelo Vice-Ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Ivan Scalfarotto. Conta também com as presenças da vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria Italiana (Confindustria), Licia Mattioli, do diretor do Comitê de Internacionalização da Associação Italiana de Bancos (ABI), Guido Rosa, e do diretor do departamento da ITA de coordenação da promoção do Made in Italy, Giovanni Sacchi.

A missão, que nasceu durante o encontro realizado entre os mandatários do Brasil e Itália, por ocasião da última reunião de Cúpula do G20, na China, será dividida em duas partes. A primeira acontece em São José dos Campos e é dedicada a promover ideias e propostas de colaboração industrial entre Brasil e Itália no setor aeroespacial. A segunda se concentrará em São Paulo e prevê a realização de um Fórum Econômico seguido de Mesas Redondas dedicadas aos setores do agronegócio, ambiente/energia, automobilístico, infraestrutura e tecnologia da informação e comunicação.

O evento, que conta com os apoios de Fiesp-Ciesp, Banco do Brasil, Febraban e das Agências Espaciais do Brasil e da Itália, envolve todo o chamado Sistema Itália (rede de instituições italianas, coordenadas pela Embaixada da Itália, que reúne, além da própria ITA, os consulados e a Banca Central Italiana) e visa reforçar as relações econômicas entre os dois países e debater sobre comércio internacional, investimentos e oportunidades de negócios para as empresas de ambos os países.

Para a diretora da ITA no Brasil, Erica di Giovancarlo, “o Brasil é destino complementar para a internacionalização das empresas italianas, tanto em termos de fluxos comerciais como de investimentos diretos, além de ser plataforma de acesso preferencial aos mercados da América Latina”.

As relações comerciais entre Brasil e Itália

Segundo o Instituto Italiano de Estatísticas (Istat), a corrente comercial registrada entre Brasil e Itália em 2015, no valor de USD 7,8 bilhões, projeta o Brasil como o principal parceiro comercial dos italianos na América Latina. Para os brasileiros, a Itália é o segundo principal parceiro comercial na Europa, depois da Alemanha, representando 2,2% de todo o comércio transacionado pelo Brasil. Entre 2010 e 2015, as exportações italianas para o Brasil registraram uma média anual de USD 5,9 bilhões. Ainda de acordo com números do Istat, mais da metade das exportações italianas para o Brasil (57%) são compostas por maquinários e produtos de elevado conteúdo tecnológico. No segmento de bens de capital, em particular, a Itália é o quarto principal fornecedor do Brasil, com uma quota de 7,8% do total das importações brasileiras na área. Em contrapartida, o Brasil fornece à Itália minérios, couro, madeira e materiais fibrosos, além de chá, café e especiarias. No ano passado, essa dinâmica comercial favoreceu a balança comercial italiana em USD 727 milhões.

No que se refere aos investimentos diretos estrangeiros, segundo o Censo de Capitais Estrangeiros no país realizado pelo Banco Central do Brasil, a Itália possui o oitavo (USD 17,1 bilhões) maior estoque de capitais investidos no Brasil, divididos entre os setores de informação e comunicação (34,9%), indústrias extrativas e de transformação (26,1%), energia e gás (21,8%), transporte e armazenagem (6,3%) e outros (10,9%).

AGENDA

24 novembro 2016

Parque Tecnológico

Av. Dr. Altino Bondesan, 500

São José dos Campos - SP

Painel dedicado ao Setor Aeroespacial

08h30 – 09h00
 Credenciamento e welcome coffee
 
09h00 – 09h20
 Abertura - representantes da Embaixada Italiana e da Agência Espacial Brasileira
 
09h20 – 12h15
 Painel 1: Os programas espaciais internacionais - oportunidades de negócios
 
12h15 – 13h30
 Almoço de relacionamento
 
13h30 – 15h20
 Painel 2: O mercado espacial. Papel e interesses dos setores envolvidos: indústria, agências, aeronáutica, institutos de pesquisa, entidades governamentais e privadas
 
15h20 – 15h45
 Coffee Break
 
15h45 – 18h30
 Painel 3: Possibilidade de cooperação industrial e oportunidades

25 novembro 2016

Hotel Renaissance

Al. Jaú, 1620

São Paulo – SP

Fórum Econômico e painéis dedicados aos setores do agronegócio, ambiente/energia, automobilístico, infraestrutura e ICT

08h00 - 09h00
 Credenciamento e welcome coffee
 
09h00 - 11h30
 Fórum econômico, com a presença dos representantes de diversas instituições políticas e econômicas brasileiras e italianas
 
11h30 - 11h45
 Coffee-break
 
11h45 - 13h30
 Mesas setoriais
 
13h30 - 14h30
 Almoço de relacionamento

* www.ice-sanpaolo.com.br/brasil-italia

Entidades

ITA - Italian Trade Agency    www.ice.gov.it   *  www.ice-sanpaolo.com.br 

Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas/ Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália

Agência do Governo Italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange as empresas de pequeno e médio porte, seus consórcios de exportação e suas associações, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século. Por meio de uma rede de 77 escritórios espalhados pelo mundo, instalados nos principais centros econômicos, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, fornecendo-lhes informações de caráter econômico, legal, fiscal e mercadológico, identificando parceiros e oportunidades de negócios, prestando serviços de consultoria personalizados e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem a realização de Pavilhões Oficiais Italianos em exposições internacionais, a organização de missões de empresários e jornalistas estrangeiros à Itália, bem como de italianos ao exterior, a gestão de cursos e palestras e o desenvolvimento de campanhas publicitárias em veículos econômicos e dirigidos.

CONFINDUSTRIA – Confederação Nacional da Indústria Italiana   www.confindustria.it 

Fundada em 1910, a Confindustria é a principal organização italiana que representa a indústria de transformação e de serviços. Reúne mais que 150.000 empresas, de diferentes dimensões, que empregam 5.440.873 pessoas.

A Confindustria realiza suas ações baseada na convicção de que a livre iniciativa e o livre exercício das atividades econômicas, no contexto de uma economia de mercado, são fatores de desenvolvimento e de progresso para toda a sociedade. Tem por missão contribuir, em conjunto com instituições políticas e organizações econômicas, sociais e culturais, nacionais e internacionais, para o crescimento econômico e o progresso social da Itália.

ABI – Associação Italiana de Bancos    www.abi.it 

Associação sem fins lucrativos, com a missão de divulgar o conhecimento e a consciência dos valores sociais e dos comportamentos inspirados nos princípios do saudável e correto empreendedorismo, bem como num mercado livre e concorrencial. É nesse âmbito que a ABI representa, defende e promove os interesses comuns ou específicos de seus associados, realizando iniciativas que estimulam o crescimento ordenado, estável e eficiente do sistema bancário e financeiro, segundo as normas vigentes na Itália e União Europeia.