Cursos Italiano Jurídico 2018

A cidadania italiana e europeia, em Salvador, na Bahia

A cidadania italiana é cada vez mais procurada por descendentes de italianos, em todos os estados do Brasil, inclusive em Salvador, na Bahia. Isso vem ocorrendo graças ao grande número de brasileiros que almejam residir legalmente na Itália – ou em algum outro país da União Europeia, como Portugal, Alemanha, Espanha, Áustria e Polônia.

A busca pelo reconhecimento da cidadania italiana e europeia também se dá por razões culturais, afetivas e de resgate das próprias origens. 

O Brasil é reconhecido como o país com o maior número de descendentes de italianos do mundo, cerca de 30 milhões de brasileiros – trinetos, bisnetos e netos de imigrantes italianos que têm direito à dupla cidadania italiana. Na região Nordeste, estima-se a presença de 150 mil ítalo-descendentes.

A Bahia, embora em menor número, foi também destino de imigrantes, oriundos de diferentes regiões italianas. Centenas de famílias que partiram da Itália, em busca de trabalho e de novas oportunidades. 

Hoje, os descendentes desses imigrantes, portando o passaporte italiano, realizam um movimento inverso e igualmente legítimo ao de seus antepassados. Com o diferencial que, de posse deste documento que é também europeu, poderão residir em Portugal, na Espanha, na Alemanha ou em qualquer país da União Europeia, além da Itália.  

Como tirar a cidadania italiana

O caminho para o reconhecimento da cidadania italiana é complexo e começa com a organização dos documentos necessários para a apresentação do processo. 

O primeiro passo é o requerente localizar e obter a certidão de nascimento do ancestral italiano que veio para o Brasil. 

VEJA AQUI INFORMAÇÕES SOBRE A BUSCA DE DOCUMENTOS NA ITÁLIA

Para conseguir esta certidão pode-se contatar diretamente o comune na Itália, onde o ancestral italiano está registrado, ou contratar um escritório de advocacia italiano, como a Bella Lex, em Salvador, na Bahia, especializado em cidadania italiana e europeia.

Este documento é essencial, tanto para os descendentes que desejam dar entrada na cidadania italiana, diante do consulado italiano no Brasil, quanto para aqueles que almejam um serviço particular de reconhecimento da cidadania italiana direto na Itália.

O escritório Bella Lex, em Salvador, possui um departamento de despachante e de tradutor juramentado e realiza a busca de documentos na Itália para fins da cidadania italiana

A Bella Lex Consultoria, com escritório na Itália, desde 1969, e no Brasil, desde 2006, oferece todos os serviços necessários para o reconhecimento da cidadania italiana e a aquisição do passaporte europeu. 

O segundo passo a ser dado no reconhecimento da cidadania italiana e europeia é comparar a certidão de nascimento do imigrante italiano com os documentos de estado civil brasileiros. 

Se desta análise resultar alguma incongruência, será necessário recorrer a um escritório de advocacia especializado em direito italiano. Nem todo erro precisa ser retificador; deve-se avaliar se o erro contido no documento é essencial ou material.

A Bella Lex Consultoria em Direito estrangeiro e Cidadania Italiana garante aos descendentes de italianos, de forma séria e detalhada, a análise dos documentos e fornece orientação fundamentada, em todas as etapas a serem percorridas. 

Estando o requerente de posse de todas as certidões corretas, o terceiro passo é fazer o agendamento no consultado italiano, aguardar alguns anos para ser chamado e apresentar a documentação – traduzida por um tradutor juramentado e apostilada.

Alternativa mais rápida é contratar uma consultoria especializada, como a Bella Lex, em Salvador, conduzida por advogados italianos para assessorar todo o processo da dupla cidadania brasileira e italiana direto na Itália.

A fim de elucidar as dúvidas iniciais, o cliente pode realizar uma primeira consulta online gratuita, bastando para isso se cadastrar e agendar um horário em nossa página na Internet.

AGENDE AQUI A SUA PRIMEIRA CONSULTA ONLINE GRATUITA

O quarto passo, neste caso, é definir qual o tipo de procedimento a ser adotado: administrativo, pela via materna ou por casamento. Cada modo de processo tem as suas peculiaridades que devem ser conhecidas e respeitadas, tanto pelo cliente quanto pela assessoria contratada. 

Ao término do processo, quando do recebimento do edital de cidadania, expedido nas ações movidas pela via administrativa e por casamento, ou da sentença declaratória de cidadania italiana, nas ações pela via materna, o interessado deverá promover a execução das decisões, perante a repartição pública italiana e o consulado italiano no exterior, se estiver residindo fora do Brasil.   

▪ É importante frisar que, na falta da execução do provimento administrativo ou judicial, não poderá ser dado prosseguimento à emissão do documento italiano de identificação. 

Todo este processo a Bella Lex assessoria em cidadania italiana, com sede em Salvador, na Bahia, conduz e acompanha com agilidade e segurança. 

Os clientes podem contar com a experiência de muitos anos de atividades, sempre realizadas com a satisfação dos clientes, seja para a conquista do passaporte italiano, quanto dos demais, como o passaporte alemão, passaporte espanhol ou o passaporte austríaco.

Dr. Gianluca Maria Bella 

Doutor em Direito Comparado da Economia, pela Faculdade de Direito da Università degli Studi del Molise. Especialista em Direito Administrativo e Ciência da Administração pela Faculdade de Direito da Università degli Studi di Napoli Federico II. 

Advogado, desde 2001, é referência no atendimento a clientes estrangeiros, nas relações com a Itália e o Brasil. 

Diretor da Bella Lex – Studi Legali | Consultoria em Direito Estrangeiro.

contato@bellalex.net

WhatsApp: 71 8831 1858 (Salvador) - Atendimento a clientes em todo o Brasil.



0 Comentários


Seu comentário