UIL

As Noites de Cabiria na USP

O cineclube do Centro de Estudos Latino-Americanos Ángel Rama, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, nesta terça (26), às 16h30, promove a exibição do filme As Noites de Cabíria (Itália, 1957, 113 minutos),  do diretor italiano Federico Fellini. Após o filme, haverá debate com os professores Marcos Soares, do Departamento de Letras Modernas, e Ivone Daré Rabello, do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH.

O evento, que vai acontecer na sala 260 do prédio de Letras da FFLCH, é aberto ao público e gratuito. O local é Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo. Informações: (11) 3091.4879.

Giulietta Masina interpreta Cabiria, uma prostituta que ganha a vida nas ruas de Roma, em meados anos 50. Ingênua, ela sonha com o amor perfeito e acredita na bondade das pessoas e, por isso, sofre constantemente desilusões. Em suas andanças pela noite romana, ela se envolve com um astro de cinema em crise conjugal e, também, com um contador, que parece amá-la de verdade. Esta obra-prima do mestre Federico Fellini ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1957 e rendeu o prêmio de Melhor Atriz a Giulietta Masina em Cannes.

Título Original: Notti di Cabiria, Le
Gênero: Drama
Origem/Ano: ITA-FRA/1957
Duração: 113 min

Equipe
Diretor: Federico Fellini
Elenco: Giulietta Masina, Amadeo Nazzari, François Perier, Mimmo Poli.
Produção: Dino de Laurentiis
Roteiro: Federico Fellini, Ennio Flaiano, Pier Paolo Pasolini, Tullio Pinelli
Fotografia: Otello Martelli, Aldo Tonti
Trilha Sonora: Nino Rota