UIL

Cinemateca exibe filmes italianos durante o Mia Cara Curitiba

Evidenciar a cultura e influência italiana nas mais diversas áreas. Esse é um dos objetivos do Mia Cara Curitiba - promovido pela Prefeitura de Curitiba em parceria com o Consulado Geral da Itália em Curitiba - que acontece na capital paranaense desde o dia 25 de maio e vai até o dia 10 de junho. Para que o cinema italiano possa ser visto e apreciado por todos, a organização do evento vai exibir diariamente – até o dia 10 de junho –, na Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174- São Francisco) alguns premiados filmes produzidos no velho continente. A entrada é franca.

Segundo a professora Silvia Pozzati, organizadora da mostra cinematográfica, o critério para seleção dos longa-metragens que seriam exibidos foi por serem a melhor produção cinematográfica italiana recente, com opções variadas de comédias e dramas. Silvia ainda destaca que toda a legendagem em português foi feita especialmente para o Mia Cara Curitiba.

Confira abaixo a programação e as fichas técnicas e sinopses dos filmes que serão exibidos:

QUARTA FEIRA 6 DE JUNHO

16.30h: HAPPY FAMILY
(Uma família feliz)
20.30h: UNA VITA TRANQUILLA
(Uma vida tranquila)

QUINTA FEIRA 7 DE JUNHO:
16.30h: UNA VITA TRANQUILLA
(Uma vida tranquila)
20.30H: LA VITA FACILE
(A vida fácil)

SEXTA FEIRA 8 DE JUNHO:
16.30h: LA VITA FACILE
(A vida fácil)
20.30h: 20 SIGARETTE
(20 cigarros)

SÁBADO 9 DE JUNHO:
16.30h: 20 SIGARETTE
(20 cigarros)
20.30h: LA DONNA DELLA MIA VITA
(A mulher da minha vida)

DOMINGO 10 DE JUNHO:
16.30h: LA DONNA DELLA MIA VITA
(A mulher da minha vida)
20.30h: LA VITA FACILE
(A vida fácil)

- 20 SIGARETTE

Um assistente de diretor trabalhando no Iraque é apanhado em um atentado ao acampamento do exército italiano em Nassiriya. Baseado em um episódio verídico, o filme é um sopro novo no cinema italiano, transcorrendo fluidamente pela história e misturando drama e comédia.

Produção: Itália

Ano de produção: 2010

Gênero: Drama

Duração: 94'

Direção: Aureliano Amadei

Prêmios:

2010 - Mostra Internacional de Arte Cinematográfica - Veneza

Biografilm Lancia Award : Aureliano Amadei

Prêmio Controcampo italiano : Aureliano Amadei

Prêmio Controcampo italiano - Menção especial: Vinicio Marchioni

Kodak Award : Aureliano Amadei

Prêmio Arca CinemaGiovani - Melhor filme italiano

2011 - David di Donatello

Melhor produtor : Tilde Corsi, Gianni Romoli e Claudio Bonivento

Melhor montador: Alessio Doglione

Melhores efeitos visuais: Rebel Alliance

Prêmio David Giovani: Aureliano Amadei

2011 - Nastro d'argento

Melhor atriz coadiuvante: Carolina Crescentini

Melhor edição de som : Mario Iaquone

- UNA VITA TRANQUILLA

Rosário Russo é um homem que assassinou 32 pessoas, ganhou poder e depois se sentiu acuado porque muitas pessoas queriam matá-lo. Em uma manhã de agosto, ele desapareceu. Por 15 anos, todos acreditaram que ele estava morto. Porém, ele vivia numa pequena pousada perto de Frankfurt, com sua esposa e um filho alemão. Então quando um trem cheio de resíduos partiu de Nápoles o passado veio a bordo. Esta é a história de um homem que, enquanto tentava matar árvores com pregos de cobre, foi atingido pelas costas por seu passado. E foi obrigado a acertar as contas com ele.

Produção Itália, Germania, Francia

Ano de produção: 2010

Gênero: Drama

Duração: 105'

Direção: Claudio Cupellini

Prêmios:

2010 Festival Internacional de Cinema de Roma

Melhor ator: Toni Servillo

- HAPPY FAMILY

Duas famílias muito diferentes têm seus destinos cruzados em razão de seus filhos adolescentes que querem obstinadamente se casar. Um acidente de trânsito trivial catapulta o narrador e também protagonista, Ezio, para o centro desse microcosmo, no qual os pais se revelam sábios, mas também mais liberais do que os próprios filhos, as mães neuróticas e corajosas, as avós inevitavelmente caducas, as filhas belíssimas e os cachorros teimosos e apaixonados. Em poucas palavras, duas famílias contemporâneas que fogem a classificações, em contínua evolução, vivas, felizes e confusas.

Produção: Itália

Ano de produção: 2010

Gênero: Comédia

Duração: 90’

Direção: Gabriele Salvatores

Prêmios:

2010 - Nastro d'argento

Melhor montagem

- LA VITA FACILE

Mario e Luca, ambos formados em Medicina, compartilham tudo. Até o momento em que surge Ginevra para conturbar o equilíbrio dos dois amigos. Quando ela se casa com Mario, Luca decide partir para atuar como medico na África. Mario vira um cirurgião de prestígio durante esse período em que se distanciam. Mas os caminhos deles foram fadados a se encontrar novamente, desta vez no continente africano e o equilíbrio laboriosamente conseguido vacilará como antes.

Produção: Itália

Ano de produção: 2010

Gênero: Comédia

Duração: 96'

Direção: Lucio Pellegrini

- LA DONNA DELLA MIA VITA

'A mulher da minha vida’ conta a história de dois irmãos diferentes entre si, Leonardo e Giorgio. Quanto mais o primeiro é confiável e sensível, tanto mais o segundo é inconstante e mulherengo. Mesmo sendo tão diferentes sempre foram unidos. Pelo menos até o dia em que Giorgio descobre que a nova namorada de seu irmão não é nada mais, nada menos que Sara, com quem ele teve uma de suas turbulentas relações extraconjugais. Caberá à mãe, Alba, restabelecer a ordem familiar que virá sem dispensar surpresas e mudanças repentinas causando uma grande confusão.

Produção: Itália

Ano de produção: 2010

Gênero: Comédia

Duração: 96’

Direção: Luca Lucini

LEGENDAS EM PORTUGUÊS:

Giovanna Martinhago, Jessica Dalmolin, Camila de Oliveira Afonso UFPR

Supervisão: Prof.a Silvia Pozzati MAE - UFPR