UIL

Mestre da fotografia, o italiano Vittorio Storaro tem retrospectiva de sua obra no Brasil

O premiado diretor de fotografia Vittorio Storaro tem mostra  no Centro Cultural São Paulo. Confira a programação gratuita.

“Diretores de fotografia escrevem com luz e movimento, usando sombra e cor para pontuar uma importante parte da linguagem de um filme.” Esse pensamento revela de forma poética a visão requintada que o mestre italiano Vittorio Storaro imprime em sua profissão. Por essa razão tem sido convidado desde a década de 1960 para integrar as equipes de filmagem de importantes cineastas. Para ilustrar sua obra, o Centro Cultural São Paulo está promovendo, até o dia  27, a mostra Vittorio Storaro – Poeta da Luz.

Atualmente com 68 anos, ele soma em sua carreira diversas premiações, entre elas três prêmios da Academia de fotografia pelos filmes Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola; Reds, de Warren Beatty; e O último imperador, de Bernardo Bertolucci.

Mesmo quando o filme não é considerado bom, sua arte se sobrepõe a isso. É o caso de O exorcista: o início, de Renny Harlin. Com roteiro e direção infinitamente inferiores ao longa-metragem que deu origem à franquia – O exorcista, de William Friedkin (1973) –, a produção, rodada em 2003, captura com harmonia o contraste entre o sol do deserto e as sombras das cavernas.

Outro pensamento de Storaro que descreve seu respeito pelo cinema é: “Não importa em que parte do mundo a tela esteja, através dela somos capazes de expressar a nós mesmos, a nossa cultura, os nossos sentimentos e as nossas emoções, ensinando-nos uns aos outros (...) através dela somos capazes de crescer juntos.”

Serviço

Mostra Vittorio Storaro – Poeta da Luz
Data: até  27/03
Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto
Endereço: rua Verqueiro, 1000 - Centro
Grátis

Programação:
Projeções em DVD

• Pássaro da Pluma de Cristal
(Itália/Alemanha, 1970, 98 min) Dir.: Dario Argento. Com Tony Musante, Suzy Kendall, Eva Renzi, Enrico Maria Salermo e outros.
Após presenciar o assassinato de uma mulher, escritor passa a ser perseguido pelo serial killer que a matou.
Datas: dia 23,  às 16h

• Último Tango em Paris
(França/Itália, 1972, 129 min) Dir.: Bernardo Bertolucci. Com Marlon Brando, Maria Schneider, Jean-Pierre Léaud e outros.
Em um apartamento vazio, um americano perturbado pelo suicídio de sua esposa e uma jovem francesa se entregam a um intenso jogo sexual.
Datas: dia,  20 às 16h

• Giordano Bruno
(1973, Itália/França, 114 min) Dir.: Giuliano Montaldo. Com Gian Maria Volonté, Renato Scarpa, Mark Burns, Charlotte Rampling e outros.
Baseado em fatos reais, o filme mostra a vida do astrônomo, matemático e filósofo italiano Giordano Bruno, executado na fogueira pela Inquisição, em 1600, por suas teorias contrárias aos dogmas católicos.
Datas: dia19, às 16h

• Feitiço de Áquila
(Estados Unidos, 1985, 121 min). Dir.: Richard Donner. Com Michelle Pfeiffer, Rutger Hauer, Matthew Broderick e outros.
Um poderoso feitiço faz com que um casal apaixonado nunca se encontre: à noite, ele se transforma em lobo e, de dia, ela vira falcão.
Datas: dia 25, às 16h

• Dick Tracy
(Estados Unidos, 1990, 107 min) Dir.: Warren Beatty. Com Warren Beatty, Charlie Kosmo, Glenne Headly, Madonna e outros.
Na tentativa de colocar ordem na cidade, um detetive e um garoto de rua têm de enfrentar um grupo de gângsteres.
Datas: dia 25, às 18h10

• Politicamente Incorreto
(Estados Unidos, 1998, 107 min) Dir.: Warren Beatty. Com Warren Beatty, Halle Berry, Don Cheadle, Paul Sorvino e outros.
Acreditando que sua carreira política está acabada, um senador adquire uma valiosa apólice de seguro e contrata um assassino para matá-lo. Antes, porém, decide falar a verdade em público, o que acaba transformando-o no líder das pesquisas eleitorais.
Datas: dias 21 às 18h30 e 26 às 18h30

• La Luna
(Itália/Estados Unidos, 1979, 142 min) Dir.: Bernardo Bertolucci. Com Jill Clayburgh, Mathew Barry, Veronica Lazar, Renato Salvatori e outros.
Ao viajar à Itália para estrelar uma ópera, uma cantora americana tem de enfrentar os problemas de seu filho adolescente envolvido com drogas.
Datas: dia 20 às 20h30 e 25 às 20h


• O Pequeno Buda
(França/Reino Unido/Liechtenstein, 1993, 140 min) Dir.: Bernardo Bertolucci. Com Keanu Reeves, Chris Isaak, Bridget Fonda, Raju Lal e outros.
Um arquiteto americano recebe a visita de dois monges tibetanos que acreditam que seu filho possa ser a reencarnação de Buda. Em uma viagem ao Butão, o menino, juntamente com outras crianças, será posto à prova para demonstrar quem é o novo líder espiritual.
Datas: dia 22, às 16h

• O Último Imperador
(Itália/Inglaterra/China/Hong Kong, 1987, 165 min) Dir.: Bernardo Bertolucci. Com John Lone, Joan Chen, Peter O´Toole, Ying Ruocheng e outros.
Fora da Cidade Proibida, tomada pelos comunistas, o herdeiro do trono chinês é obrigado a sobreviver em um mundo desconhecido, porém fascinante para ele.
Datas: dias 21 às 20h30 e 26 às 20h20

• O Céu que nos Protege
(Itália/Inglaterra/Estados Unidos, 1990, 137 min) Dir.: Bernardo Bertolucci. Com John Malkovich, Debra Winger, Campbell Scott, Jill Bennett e outros.
Após a Segunda Guerra Mundial, casal de milionários viaja para a África na tentativa de salvar seu casamento. O deserto, no entanto, não facilita as coisas e os afasta cada vez mais.
Datas: dias 26 às 16h e 27 às 16h

• 1900
(Itália/Alemanha/França, 1976, 243 min) Dir.: Bernardo Bertolucci. Com Robert De Niro, Gerard Depardieu, Burt Lancaster, Dominique Sanda e outros.
Tendo a amizade entre o filho bastardo de camponeses e o herdeiro uma família de latifundiários como base, o filme trata das diferenças sociais e faz uma retrospectiva da Itália entre o início do século 20 e a Segunda Guerra Mundial.
Datas: dias 22 às 18h, 23 às 18h e 27 às 19h.