Facebook

Mostra de filmes italianos celebra a luta pela liberdade e pela democracia

Prossegue, nesta quinta (19) e sexta-feira (20), no município gaúcho de Camaquã, a mostra de filmes italianos que está sendo apresentada no âmbito das comemorações do Bicentenário de Giuseppe Garibaldi. Trata-se da "Trilogia da Guerra" de Roberto Rossellini, da qual fazem parte “Roma, Cidade Aberta”, “Paisà” e “Alemanha, Ano Zero”. Os filmes, que mostram cenas reais da guerra, na Itália e na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, têm como foco a luta pela liberdade individual e pela democracia, sem distinção de etnia, sexo e religião. 

A mostra acontece no Centro Administrativo Municipal, com duas sessões diárias – uma pela manhã e outra à noite. A entrada é franca. Informações: 3671-4485 (Núcleo de Pesquisas Históricas de Camaquã) ou 3671-5379 (Centro Administrativo c/Telefonista).

Nesta quarta-feira (18), o filme apresentado foi Roma, Cidade Aberta (Roma, Città Aperta).
Confira a programação dos dois próximos dias:

Dia: 19/07/2007(Quinta-Feira) 
Hora: 9hs e 19hs30 - Paisá (Paisá) - 124 min.

Paisá
(Paisá)
Itália 1946 - 124 min.
Elenco: Carmela Sazio, Robert Van Loon
Sinopse: Paisà traz seis episódios que mostram a luta das tropas aliadas para libertar diferentes regiões da Itália do jugo nazista, entre 1943 e 1944. São histórias de amor, amizade e lealdade, que focalizam o relacionamento do povo italiano com os soldados estrangeiros. Federico Fellini participa da elaboração do roteiro enquanto Giulietta Masina faz sua estréia no cinema.

Dia: 20/07/2007(Sexta-Feira) 
Hora: 09hs e 19hs30 - Alemanha Ano Zero (Germania, Anno Zero) - 72 min.

Alemanha Ano Zero
(Germania, Anno Zero)
Itália 1948 – 72 min.
Elenco: Edmund Moeschke, Ernst Pittschau, Ingetraud Hinze
Sinopse: Um drama impactante com um dos finais mais célebres da história do cinema. Na cidade de Berlim em ruínas, logo após o final da Segunda Guerra, Edmund, um garoto muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente e os irmãos mais novos. Um dia, ao encontrar um antigo professor, comenta da situação do pai e entende ter recebido um conselho para matá-lo.



0 Comentários


Seu comentário