UIL

Na Veneza brasileira, o melhor do cinema italiano do Festival de Veneza

Depois do sucesso de público e crítica da Mostra Venezia Cinema Italiano, realizada em dezembro do ano passado, em  Recife, o evento retorna à capital pernambucana com novos filmes italianos, apresentados na edição 2008 da Mostra Internacional de Cinema de Veneza. A quarta edição do Venezia Cinema Italiano, que iniciou nesta quinta-feira (04), prossegue  até 09 de dezembro na sala da Fundação Joaquim Nabuco (Rua Henriques Dias, 609 – Derby).

Nesta sexta-feira (05), o Embaixador da Itália, Michele Valensise e esposa ,e o diretor da Mostra do Cinema de Veneza estarão na cidade para assistir com a comunidade italiana ao filme "Il papa di Giovanna" de Pupi Avati, cujo protagonista, o ator Silvio Orlando, ganhou a Coppa Volpi (melhor ator italiano).

O evento  vai exibir em Recife  sete longas-metragens italianos, dos quais cinco são inéditos em circuitos comerciais internacionais. Organizada pela Embaixada da Itália no Brasil, em parceria com o Instituto de Cultura Italiana de São Paulo, e com os respectivos consulados, também será realizado em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, que estréia na programação.

Diferentemente da edição passada, quando nenhum filme italiano disputou o Leão de Ouro, este ano o Festival de Veneza contou com a presença de quatro produções italianas em competição - incluindo Birdwatcher – Terra Vermelha, uma co-produção ítalo-brasileira bastante elogiada na última edição da Mostra de Cinema de São Paulo e que abre a programação. Outro destaque é o novo filme de Pupi Avati, Il Papà di Giovanna, que conferiu a Coppa Volpi de melhor ator para Silvio Orlando, no papel de um pai em uma situação particular de desespero. O ator, inclusive, é presença garantida na cerimônia de abertura em São Paulo, onde se encontra para a divulgação do evento.

Além dos filmes exibidos em competição, a Venezia Cinema Italiano ainda exibe um clássico restaurado e dois filmes apresentados em mostras paralelas do festival: Almoço em agosto (Pranzo di Ferragosto), uma típica comédia italiana vencedora do prêmio Luigi di Laurentiis, dedicado ao melhor filme de estreante; e PA-RA-DA co-produção Itália/Romênia e França que teve forte apelo junto ao público ao retratar crianças em situação de abandono na Romênia pós Ceauşescu. Mas o biscoito fino da programação é mesmo a cópia restaurada pela Cinemateca Nacional Sky do filme I Mostri (Os monstros, 1963) de Dino Risi: uma oportunidade única de conferir o humor corrosivo do diretor do clássico Il Sorpasso (Aquele que sabe viver, 1962).

Com entrada a custo de R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia-entrada), este breve panorama deixará a platéia brasileira novamente em sintonia com o melhor do cinema italiano, que teve o auge de sua popularidade por aqui entre as décadas de 60 e 70, ao revelar nomes como Federico Fellini, Michelangelo Antonioni, Pier Paolo Pasolini, e Luchino Visconti.  O evento é uma realização da Embaixada da Itália e do Consulado da Itália no Recife, que firmou parcerias com a Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Pernambuco – FUNDARPE, Governo do Estado de Pernambuco, Casa de Passagem, Com.It.Es Recife, Fiat Italiana e Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. Toda a renda arrecadada com a bilheteria será revertida para a Casa de Passagem.