UIL

X Semana Venezia Cinema no Brasil

Será inaugurada na próxima terça-feira, 25 de novembro, no Cine Brasília, a X edição da Semana Venezia Cinema no Brasil. Embaixada da Itália em Brasília, Bienal de Veneza e TIM renovam mais uma vez a colaboração para trazer ao Brasil uma seleção dos filmes italianos que protagonizaram a 71ª edição do renomado Festival Internacional de Cinema de Veneza. 

O início do circuito cinematográfico partirá da cidade de Brasília e seguirá por outras quatro cidades do país, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro tendo seu encerramento em São Paulo, no dia 15 de dezembro.

 “O evento oferece uma coleção dos melhores filmes italianos exibidos na Mostra de Veneza e este ano temos o privilégio de projetar, na sessão dos clássicos, uma obra-prima do diretor Ettore Scola, “Um dia muito especial”, restaurado em formato digital pela Cineteca Nazionale di Roma, destaca o Embaixador da Itália no Brasil Raffaele Trombetta.

O Brasil foi o primeiro país escolhido para a realização da mostra “Venezia Cinema Italiano”, exportando uma seleção dos filmes italianos inéditos exibidos no Festival de Veneza para o exterior. Esta foi uma estratégia adotada em 2005 para a internacionalização e abertura da Bienal, a qual com mais de um século de existência promove também as importantes bienais de Arte e Arquitetura da cidade. 

O Festival de Veneza é o mais antigo festival de cinematografia do mundo, mantendo até hoje a primazia pelo lançamento de grandes obras e tendências. Um dos objetivos da Semana Venezia Cinema no Brasil é conquistar o público brasileiro para o novo cinema italiano. Quatro das cinco obras escolhidas para este ano representam um panorama da produção cinematográfica contemporânea: "O jovem fabuloso” de Mario Martone, “Itália em um dia” de Gabriele Salvatores, “A sopa do diabo” de Davide Ferrario e “Eu estou com a noiva” de Agugliaro, Del Grande e Al Nassiry. O quinto título é o clássico “Um dia muito especial” de Ettore Scola. 

Entrada franca.

Programação: 

Brasília: 25 de novembro – Cine Brasília - 19h

26 a 29 de novembro – Cine Espaço Itaú Casa Park - Sala 1 - 19h

Belo Horizonte: 29 de novembro a 03 de dezembro – Cine Belas Artes - Sala 3 - 19h

Curitiba: 03 a 07 de dezembro – Espaço Itaú Cristal Plaza - Sala 1 - 19h

Rio de Janeiro: 07 a 11 de dezembro - Espaço Itaú - Sala 4 - 19h

São Paulo: 11 a 15 de dezembro - Cine Livraria Cultura - Sala 1 - 19h

Para maiores informações: 

SINOPSE DOS FILMES EM EXIBIÇÃO

• UM DIA MUITO ESPECIAL (Una giornata particolare), de Ettore Scola

Venezia Classicos

Itália - Canadá, 1977, DCP, col, 106’

Elenco: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, John Vernon, Françoise Berd, Nicole Magny

Roma, maio de 1938. Hitler visitaria Roma e para tal preparavam-se boas vindas grandiosas . Num edifício de um bairro popular, a família Tiberi se prepara para o evento. A mãe Antonietta, depois ter ajudado os seis filhos a arrumarem-se para a festa fica em casa sozinha para cuidar do trabalho doméstico. Apesar das fofocas, Antonietta conhece o vizinho Gabriele, locutor radiofônico. O dialogo entre os dois torna-se cada vez mais intenso o que leva Antonietta a expressar a sua atração com um beijo. O homem a recusa, confessando a própria homossexualidade. Ela reage com violência. Mas, antes de voltarem para as próprias vidas, o longo dia dera de presente pra eles um momento de amor. 

• O JOVEM FABULOSO (Il giovane favoloso), de Mario Martone

Venezia 71 - competição 

Itália, 2014, DCP, col, 137’

Elenco: Elio Germano, Michele Riondino, Massimo Popolizio, Anna Mouglalis, Valerio Binasco, Paolo Graziosi, Iaia Forte, Raffaella Giordano, Edoardo Natoli, Giovanni Ludeno, Federica de Cola, Giorgia Salari, Gloria Ghergo, Isabella Ragonese

Giacomo Leopardi é um menino prodígio que cresce embaixo do olhar implacável do pai, numa casa que é uma biblioteca. A mente dele divaga, mas o mundo está lá fora. Na Europa o mundo muda, estouram as revoluções e Giacomo procura desesperadamente estabelecer contato com o universo externo. Aos 24 anos, quando sai finalmente de Recanati, a alta sociedade italiana abre pra ele as portas, mas o nosso rebelde não se adapta. Em Florença se envolve em um triangulo sentimental com Antonio Ranieri, o amigo napolitano com o qual compartilha a vida boêmia, e a belíssima Fanny. Transfere-se enfim para Nápoles com Ranieri, onde viverá absorvido no espetáculo desesperado e vital da cidade plebéia. Há uma explosão de surto de cólera: Giacomo e Ranieri fazem o último pedaço da longa viagem, em direção a uma mansão imersa num campo embaixo do Vesúvio. Uma história de gênio, sofrimento, poesia, paixões e aventuras.  

• ITÁLIA EM UM DIA (Italy in a day), de Gabriele Salvatores

Fora de competição

Itália - Reino Unido, 2014, DCP, col, 75’

Elenco: os italianos

Gabriele Salvadores pediu a diferentes italianos que gravassem um vídeo, realizado com qualquer tipo de tecnologia possível, nas 24 horas do dia 26 de outubro de 2013. Desejos, sonhos, medos, reflexões, tudo que parecesse importante naquele dia ou, simplesmente o que fosse visível da janela de casa. Italy in a Day é um diário emotivo, um censo das emoções e pensamentos dos italianos, a vontade de compartilhar os próprios sentimentos através das imagens. O primeiro experimento italiano de filme coletivo, não uma rede social, mas um filme social, no qual o material foi fornecido por qualquer pessoa que quisesse e a organização da narração é confiada a quem faz isso por trabalho. 

• A SOPA DO DIABO (La zuppa del demonio), de Davide Ferrario

Fora de competição

Itália, 2014, DCP, col, 78’

Vozes: Gianni Bissaca, Walter Leonardi

O título do filme remonta a uma frase de Buzzati para descrever a produção de aço nas indústrias siderúrgicas de Taranto nos anos  60. Uma metáfora para descrever a utopia do progresso industrial e tecnológico percebido como solução para os problemas da humanidade. O filme é realizado com os materiais do Arquivo Nacional de Cinema das Empresas de Ivrea e conta a parábola do progresso na Itália a partir dos primeiros anos de 1900 até o começo dos anos 70. Uma ideia, aquela de um “futuro melhor” que hoje parece dramaticamente longe.  

• EU ESTOU COM A NOIVA (Io sto con la sposa), de Agugliaro, Del Grande e Al Nassiry

Orizzonti – Fora de competição 

Itália - Palestina, 2014, DCP, col, 92’

Elenco: Tasneem Fared, Abdallah Sallam, MC Manar Manar, Alaa Bjermi, Ahmed Abed. 

Mona Al Ghabr,Gabriele Del Grande, Khaled Soliman Al Nassiry, Tareq Al Jabr, Marta Bellingreri, Rachele Masci, Chiara Denaro, Valeria Verdolini, Elena Bissaca, Ruben Bianchetti, Daniele Regoli, Marco Garofalo, Silvia Turati, Gina Bruno

Um poeta sírio-palestino e um jornalista italiano encontram em Milão com cinco palestinos e sírios desembarcados em Lampedusa fugindo da guerra e decidem ajudá-los a continuar a viagem clandestina até a Suécia. Para evitar que fossem presos como traficantes de clandestinos, eles decidem de encenar um casamento. Atravessam assim metade da Europa, numa viagem de 4 dias e três mil quilômetros. Num percurso cheio de emoções que, além de narrar histórias e sonhos dos protagonistas, mostra uma Europa desconhecida.  Um Europa transnacional e solidária que consegue burlar as leis e controles da “Fortaleza” com uma encenação incrível. O filme conta uma história real da viagem destes personagens de Milão até Estocolmo entre 14 e 18 de novembro de 2013.