Facebook

Arte italiana do mosaico encanta brasileiros

O curso internacional gratuito de mosaico está trazendo novas técnicas da arte para o município. Criar grandes painéis em locais públicos está sendo um dos objetivos de professores, alunos e organizadores.

Munidos de ferramentas e material encontrado no Brasil, os 30 alunos iniciaram as aulas práticas. Cortar, escolher e colar recebem novas técnicas com os professores italianos, que chegaram em Laguna no final de semana para ensinar, pela primeira vez aos brasileiros, a arte do mosaico, comum na europa.

Eles vieram devido um protocolo de colaboração para estabelecer parcerias nas áreas da cultura e economia entre Laguna e Ravenna.

Um intérprete auxilia na comunicação entre brasileiros e italianos. “ Estou fascinado com a grandiosidade do mosaico que eles estão passando para nós”, diz Wellington Job Teixeira, artista plástico, professor e nas horas vagas surfista.

Ao final do curso, alunos e professores irão criar uma painel para ficar exposto em Laguna. A intenção da colaboração dos italianos e Governo Municipal é promover o mosaico, fazer com que os alunos do curso virem professores do amanhã. “ Queremos embelezar ainda mais a cidade com lindos mosaicos”, disse o prefeito Célio Antônio na aula inaugural.

A professora Deborah Gaetta está animada com a reciprocidade com os alunos. Para ela, os brasileiros são gentis e com muita vontade de aprender. Primeira vez no Brasil, a italiana espera voltar outras vezes.

O curso está sendo oferecido para os professores da rede municipal de ensino, artesãos e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Udesc. O curso está sendo ministrado na Casa do Patrimônio – Iphan e segue até dia 1º de outubro.