UIL

Brasileiros analisam desenvolvimento do turismo no Veneto

Um grupo de brasileiros do Piauí e do Espírito Santo está na região do Veneto para conhecer os resultados alcançados em Castelfranco na área educacional, cultural, econômica, política e social pelas ações de desenvolvimento implementadas no período de 1950 a 2000.

Os brasileiros também vão discutir a avaliar investimentos que possam beneficiar o desenvolvimento do turismo em seus estados, bem como estabelecer ações de fortalecimento da escola em benefício de uma formação profissional que atenda às necessidades do mercado de trabalho. Na viagem, a comitiva  vai conhecer a organização turística da região do Vêneto e sua gastronomia, a produção e comercialização de alimentos típicos.

Do Piauí, integram o grupo  técnicos do Governo estadual da  Escola Família Turismo, que é é mantida pela Fundação Padre Dante Civiero e funciona com o apoio das secretarias da Educação e do Turismo. É uma experiência de formação profissional com aplicação da Pedagogia da Alternância, onde o aluno recebe a formação teórica vivencial no sistema de internato, alternando quinzenalmente com a prática em hotéis e restaurantes, em parceria com empresas e com o com o Sindicato Regional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Piauí e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Piauí.

Segundo a diretora da escola, Luciana Silva, o estabelecimento escola funciona desde 2005 e foi a primeira escola no Brasil a adotar esse modelo. Já foram formadas duas turmas, num total de 48 profissionais, dos quais mais de 75% já integram o mercado de trabalho de hotéis e restaurantes de Teresina.

Na viagem, a comitiva também vai conhecer a organização turística da região do Vêneto e sua gastronomia, a produção e comercialização de alimentos típicos.

Delegazione brasiliana ricevuta in regione

L’Assessore regionale ai Flussi Migratori, Oscar De Bona, ha ricevuto oggi a Palazzo Balbi una delegazione degli Stati brasiliani di Espirito Santo e di Piauì  composta da rappresentanti di organismi istituzionali ed operatori del settore turistico ricettivo e della ristorazione. Il gruppo è in Veneto nell’ambito di un  progetto di cooperazione per lo sviluppo del territorio Sud Americano al quale partecipano l’IPSSAR di Castelfranco Veneto e l’Ufficio Studi del Consorzio degli Istituti Alberghieri del Veneto. Scopo della visita quello di visionare la realtà turistica del Veneto e in particolare le sue strutture ricettive e conoscerne l’esperienza in questo settore.

L’Assessore De Bona, nel salutare la delegazione brasiliana, ha voluto ricordare che la Regione del Veneto è da sempre molto attenta alle problematiche di sviluppo di quelle aree dove è molto forte la presenza di oriundi di origine veneta. “E questo – ha ribadito – non solo per mantenere vivi i legami di lingua, cultura e tradizioni, ma soprattutto perché la collaborazione e la cooperazione rappresentano un’opportunità per l’economia veneta, che in quelle aree può trovare un mercato favorevole alla sua espansione