Facebook

Cooperativa italiana apresenta projeto de desenvolvimento no PR

Um projeto de desenvolvimento social, econômico e cultural que prevê o aporte de recursos financeiros, transferência de tecnologia, formação de jovens e intercâmbio entre técnicos e produtores foi apresentado, na última sexta-feira (28) por representantes da Cooperativa italiana Aposcaligera de Verona, que estiveram na sede do Sistema Ocepar , em Curitiba. Eles estavam acompanhados de um tradutor e de um agente de desenvolvimento de Verona no Brasil.

O grupo foi recebido pelo engenheiro agrônomo Silvio Krinski, da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar. "Os cooperativistas italianos têm interesse em implementar esse projeto visando contribuir com o desenvolvimento de alguma região no Brasil que tenha como base econômica a agricultura e que cultive morango, de preferência", explicou Krinski.

A Cooperativa Aposcaligera é uma das maiores produtoras de morango da Itália e da Europa. São cerca de 50 mil toneladas ao ano, sendo que 80% desse total é exportado para a Suíça, Alemanha e Áustria. Também se destaca pelo alto investimento em pesquisa, com o desenvolvimento de novas variedades que alongam o ciclo de produção e que alcançam alta produtividade. A cooperativa possui 400 sócios e emprega de três a cinco mil pessoas. Produz ainda outras frutas como maçã e kiwi, além de hortaliças como pimentão, berinjela e abobrinha.