Facebook

Universidade de Ferrara e governo de Alagoas definem propostas para o desenvolvimento da Costa dos Corais

Alunos do Master Eco-Polis e atores locais analisaram quatro projetos que irão beneficiar municípios que abrangem o Arranjo Produtivo Local .

Alunos, técnicos e professores da Universidade de Ferrara, na Itália, e do governo de Alagoas participaram, no início desta semana, de mais uma atividade do Workshop Master Eco-Polis, que acontece desde o dia 1° de agosto na região da Costa dos Corais. O encontro, que ocorreu no município de Maragogi, teve como finalidade reunir representantes da sociedade civil para definir as estratégias que nortearão quatro projetos estruturantes para o desenvolvimento local.

A validação do trabalho está marcada para o próximo dia 15. Os projetos desenvolvidos visam alavancar o turismo sustentável relacionando-o aos outros setores econômicos e contemplam os oito municípios do Arranjo Produtivo Local (APL) Costa dos Corais – Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi.

No encontro, os participantes se dividiram em quatro mesas temáticas para a discussão dos projetos roteiro turístico rural, melhoria da qualidade dos espaços públicos, realização da oficina das idéias e observatório ambiental da Costa dos Corais. Os alunos se basearam nas opiniões de representantes de associações, cooperativas, sociedade civil organizada, especialistas, professores e técnicos para formatar os projetos.

Todos os temas foram selecionados para financiamento a partir de nove projetos elaborados pela turma anterior do Master Eco-Polis, que realizou o primeiro workshop na região no ano passado e irá colaborar com experiências profissionais para o aperfeiçoamento das ações.

“O workshop do Master Eco-Polis está sendo muito produtivo, principalmente pela presença de mais de 100 pessoas, que fazem parte das esferas federal, estadual e municipal e que contribuíram para as definições das ações propostas para o desenvolvimento da região”, destacou o diretor de Micro e Pequenos Negócios da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Michael Chinelato.

Segundo Chinelato, ainda durante essa semana, os alunos devem analisar o que foi discutido e aprofundar as propostas definidas.

O Master Eco-Polis é um mestrado profissional em planejamento ambiental e territorial a partir de intervenções diretas de comunidades, pesquisadores, gestores públicos e estudantes em determinada localidade. O workshop realizado na região da Costa dos Corais é resultado da parceria, firmada em 2010, por meio da Seplande, entre a Universidade de Ferrara e o Governo de Alagoas.