UIL

500 anos da morte de Leonardo Da Vinci é tema de exposição em Brasília

A Embaixada da Itália em Brasília, em parceria com a Escola Leonardo da Vinci, apresenta na capital federal a exposição Leonardo Da Vinci Vive. A mostra reúne, na Sala Nervi da Embaixada italiana, 21 protótipos – seis inéditos – de um dos artistas mais importantes do Renascimento. Em 2019, são comemorados 500 anos da morte do cientista, inventor e gênio das artes plásticas Leonardo da Vinci. A exposição, aberta em 27 de setembro, permanece para visitação até 1º de novembro de 2019. A entrada é franca (é preciso fazer agendamento prévio).

A exposição Leonardo Da Vinci Vive, que integra as comemorações do Aniversário Leonardiano, é aberta ao público geral, mas sua principal finalidade é didática. A Embaixada da Itália tem o objetivo de proporcionar aos estudantes do DF um contato mais próximo com a obra e a vida do artista. Por isso, a abertura está sendo realizada em dias e horários especiais, exclusivamente para escolas. Para isso, as escolas interessadas deverão fazer o agendamento prévio pelo e-mail eventos.brasilia@esteri.it.

Os seis modelos inéditos de Da Vinci, o “Carro Cortador”, a “Balestra”, a “Ponte Giratória”, o “Inclinômetro”, o “Bate-estaca” e a “Serra Hidráulica”, foram construídos em tamanho natural.Também estarão expostas as obras: “Escavadeira de Trincheira”, “Catapulta”, “Mecanismo de Bater Asas”, “Parafuso e Porca”, “Estudos da Asa”, “Máquina Voadora”, “Bicicleta”, “Câmbio”, “Caminhar sobre a água”, “Grua”, “Barco Canhão Giratório”, “Barco com Pás”, “Anemômetro”, “Máquina para Medir a Velocidade do Vento” e “Técnica de Assalto”. As peças serão acompanhadas de painéis com reproduções de obras famosas de Leonardo da Vinci, como “A Última Ceia” e “Mona Lisa”.

Para o embaixador da Itália em Brasília, Antonio Bernardini, “este projeto é certamente um exemplo emblemático da natureza das iniciativas culturais da Embaixada da Itália em Brasília. Estamos constantemente criando um link entre instituições italianas e brasileiras, um link de qualidade e capaz de realizar e oferecer produtos culturais de altíssimo nível para o público brasileiro”.

500 anos sem Da Vinci - Para comemorar o 500º aniversário da morte de Leonardo da Vinci, a Embaixada da Itália em Brasília oferece ao público, além da exposição Leonardo Da Vinci Vive, conferências e exibições de filmes.

Serviço

Exposição Leonardo Da Vinci Vive

Período: De 27 de setembro a 1º de novembro de 2019

Local: Embaixada da Itália - St. de Embaixadas Sul Quadra 807 - Lote 30, Asa Sul

Horário de visitação para o público: segundas, quartas e sextas-feiras – das 10h às 13h

A exposição será aberta em dias e horários especiais para turmas de escolas, mediante agendamento prévio.

*Agendar previamente por email: eventos.brasilia@esteri.it  colocando como assunto “Visita exposição Leonardo da Vinci”

A entrada é gratuíta.