FABIO PORTA CANDIDATO PD

Catacumbas de Roma, Cristianismo primitivo

As catacumbas de Roma são antigas áreas de cemitérios subterrâneos construídas pelas comunidades judaica e cristã, nos subúrbios da cidade de Roma.

Nestes túneis subterrâneos de vários quilômetros de extensão, verdadeiros labirintos, os corpos dos mártires eram sepultados e ali eram realizados pequenos ritos religiosos.

As catacumbas começaram a surgir no século II, muitas delas escavadas e ampliadas no entorno dos sepulcros das vilas de importantes famílias romanas, cujos proprietários, recém-convertidos, as abriam aos seus familiares e também aos irmãos na fé.

ASSISTA AO VÍDEO NO YOUTUBE AQUI

As CATACUMBAS de Roma e os símbolos CRISTÃOS

Até hoje, muitas das catacumbas levam os nomes dos proprietários originais do terreno, como as Catacumbas de Domitilla, em homenagem à Flávia Domitilla, neta do imperador Vespasiano. 

Com o decreto de Milão em 313, a perseguição contra os cristãos foi oficialmente encerrada e eles puderam comprar terrenos para construir novos cemitérios. As catacumbas, no entanto, continuaram a ser usadas até o século V.

Aos poucos, ao longo do tempo, as catacumbas deixaram de ser visitadas e permaneceram escondidas, caindo no esquecimento, até serem redescobertas, no final do século 16. 

As catacumbas eram o refúgio perfeito onde os cristãos podiam expressar visivelmente a sua fé, por meio de imagens e símbolos, verdadeiras obras de arte do período conhecido como paleocristão.

Neste vídeo, vamos conhecer quais eram os símbolos e as imagens mais utilizados nas catacumbas cristãs e os seus significados:

catacumbas de Roma

1. O peixe

A palavra Ichthys (íctis) ou Ichthus, que em grego antigo quer dizer peixe, quando escrita em letras maiúsculas (ΙΧΘΥΣ), forma o acrônimo de "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador". 

O símbolo consiste em dois arcos que se cruzam para formar o perfil de um peixe. Este é um dos símbolos mais antigos do cristianismo, um dos primeiros a ser utilizado pelos cristãos.

2. O bom Pastor

A figura do bom pastor com as ovelhas nos ombros representa Cristo, o Salvador e a alma que ele salvou. Este símbolo é frequentemente encontrado em afrescos, em relevos de sarcófagos e em esculturas.

3. A pessoa que reza

A orante ou pessoa que reza, vestida com uma túnica de mangas compridas e com os braços levantados em oração, simboliza a alma que já vive na paz divina e goza da alegria celestial intercedendo por aqueles que permaneceram na terra. 

4. O monograma de Cristo

O monograma é formado pelo entrelaçamento das duas primeiras letras do nome grego de Cristo, X (chi ) e P ( rho ). 
Este monograma, quando colocado em uma sepultura, indicava que o falecido era cristão.

5. O Alfa e o Ômega

As letras Alfa e Ômega, a primeira e a última do alfabeto grego, significam que Cristo é o princípio e o fim de todas as coisas, conforme é mencionado no livro do Apocalipse.

6. A pomba

A pomba simboliza a alma que chegou à paz divina, mas também a intervenção salvadora de Deus, o Espírito Santo, a alma do cristão falecido e a paz.

7. A âncora

A âncora cristã tinha a forma de dois braços cruzados e um anel no topo para a passagem da corda. Assim, ela se transformou numa alternativa de representação da cruz, em especial naquela época em que era perigoso revelar a própria fé. Mais adiante, a âncora reapareceu com outro significado: um símbolo da virtude da esperança, pois conforme São Paulo, Cristo é a âncora em quem podemos confiar.

8. A fênix

Nos contos antigos, esta mítica ave arderia em chamas ao morrer e, depois, renasceria das próprias cinzas. Assim ela tornou-se um símbolo da ressurreição.

9. O pavão

A imagem do pavão era usada como símbolo de imortalidade, indicava a vida após a morte, entendida como um lugar celestial.

Além dos símbolos cristãos, cenas do Antigo e do Novo Testamento também são encontradas nas paredes das catacumbas. Vejamos algumas delas:

10. A Imagem do profeta Jonas sendo lançado ao mar. Catacumba de São Pedro e São Marcelino, Roma.

11. A multiplicação dos peixes e dos pães, representada por uma cesta cheia de pães e de peixes

12. A Santa Ceia, nas Catacumba de Santa Priscila (Roma)

13. A primeira imagem de Maria nas catacumbas de Priscila (Roma)

14. A adoração dos Reis Magos, nas Catacumbas de Santa Priscila, Roma

15. Noé orando na Arca, nas catacumbas de Marcelino e Pedro. Roma, Itália.