UIL

Centro Cultural de Veranópolis preserva a culinária dos imigrantes 

Oficina Sabores da Cozinha da Nona resgata e promove a tradicional gastronomia da imigração italiana na Serra Gaúcha.

A culinária dos imigrantes italianos está sendo preservada em Veranópolis, município da Serra Gaúcha, localizado a 160 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O resgate da gastronomia típica dos primeiros colonizadores da antiga colônia italiana de Alfredo Chaves é o objetivo do projeto Oficina Sabores da Cozinha da Nona, promovido pelo Centro Cultural de Veranópolis, com o apoio da comunidade local.

O evento é realizado no formato de oficina e ensina o preparo de receitas originais da época da imigração italiana. Em sua segunda edição, ocorrida em novembro passado, os participantes aprenderam a fazer o tortelli di zucca, originário da Lombardia e do Vêneto, e o biscoito italiano, que ainda hoje é iguaria presente no lanche das crianças e em festas da região.

Segundo Nelson Domeneghini, presidente do Centro Cultural de Veranópolis, a proposta do evento é valorizar os costumes dos imigrantes italianos e incentivar a continuação desse legado cultural pelas futuras gerações: “Os imigrantes que vieram da Europa, que são de diversas etnias, trouxeram as suas tradições e os seus costumes. A culinária italiana é muito difundida na nossa região, mas o Centro Cultura valoriza todos aqueles povos que formaram e desenvolveram o município de Veranópolis e buscamos, em breve, realizar uma oficina de culinária polonesa, também”, afirma.

A oficina Sabores da Cozinha da Nona conta com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural e do Patrimônio Histórico e Cultural - CMPC/COMPAC e da Secretaria de Turismo e Cultura de Veranópolis. Informações: (54) 3441-2232.