Dalai Lama destaca humanidade e mensagem do papa
O Dalai Lama, líder espiritual budista do Tibete, destacou nesta sexta-feira a humanidade e a mensagem do papa João Paulo II em sua chegada ao Japão, onde permanecerá por doze dias para palestras e visita a santuários e templos.
Logo após pisar no aeroporto Narita de Tóquio, o Dalai Lama elogiou o papa João Paulo II, por ter sido "não somente um líder de uma religião, mas um ser humano muito bom", citou a agência Kyodo de notícias.
O Dalai Lama, considerado por Pequim um símbolo espiritual daqueles que buscam a secessão do Tibete da China, oferecerá conferências em Tóquio e nas províncias de Kumamoto e Ishikawa.
Também está previsto que visite o santuário de Meiji na capital japonesa e o templo de Hishi Hongwanji em Kioto, antes de deixar o país, em 19 de abril.
Procedente da Índia, onde vive exilado, o Dalai Lama visita pela décima quarta vez o Japão, incluindo suas breves escalas em seus trajetos para outros países.
As autoridades japonesas permitiram sua estadia no arquipélago sob a condição de que se abstivesse de realizar atividades políticas.