Voo 447: 58 passageiros brasileiros, 10 italianos
Segundo divulgou a Air France, estavam no voo 447, que desapareceu na noite deste domingo, após iniciar a rota Rio/Paris, 58 brasileiros. Já o Gabinete de crise do Ministério do Exterior da Itália informa que 10 italianos estavam no avião, embora o número não seja definitivo. Há ainda passageiros com dupla nacionalidade. Já a Anac - Agência Nacional da Aviação Civil emitiu comunicado às 18h20min dando conta que o número de passageiros brasileiros era 56, além de um tripulante.
O presidente da Associação Trentini nel Mondo, Alberto Tafner, informou que três integrantes da entidade estavam a bordo do avião da Air France, que desapareceu com 216 passageiros. Os italianos deixaram o Brasil após visita a Santa Catarina. Rino Zandonai , Giovanni Lenzie Luigi Zortea estiveram na cidade de Gaspar, para entregar uma doação de 20 mil euros para as vítimas das enchentes que ocorreram no Estado. para levar doação. Na ocasião, visitaram um centro de apoio social de responsbailidade Circolo Trentino local.
Luigi Zortea é prefeito da comune Canal San Bovo, em Trento. Já Rino Zandonai é diretor da Associazione Trentini Nel Mondoe Giovanni Batista Lenzi, deputado da Província.
A comitiva italiana também esteve no Paraná. Em 23 de maio, o grupo vistoriou as obras da Cooperativa Trento Transforma, que está sendo construída pela Sanepar em Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba), como medida compensatória pela construção da Barragem Piraquara II.
Entre os passageiros, outro nome confirmado é o de Deise Possamai, 34 anos, natural de Nova Veneza, em Santa Catarina. Funcionária da prefeitura de Criciúma, filha de Valdir Possamai, descendente de italianos, secretário da Agricultura de Nova Veneza, Deise iria ficar dois anos na Itália, para fazer uma especialização e estudar italiano.
A Agência Nacional de Aviação Civil informou que a companhia aérea Air France irá divulgar a lista completa de passageiros do voo AF 447 somente após a checagem da nacionalidade dos passageiros junto à Polícia Federal no Brasil e após informar diretamente aos familiares dos passageiros desaparecidos. Por essas razões, não há no momento previsão de horário para a divulgação da lista de passageiros para a imprensa.
A companhia Air France montou o Centro de Gerenciamento da crise em Paris (França). Os familiares podem obter informações com a Air France no Brasil no telefone 0800 8812020 e em Paris no telefone 33-1-5702-1055. A ANAC também atende familiares pelos telefones (61) 3366-9303 e (61) 3366-9307, da ANAC. Estes telefones são exclusivos para atender familiares de passageiros.
A ANAC, em contato com a Direção de Aviação Civil Francesa, verificou que o voo AF 447 foi realizado pela aeronave Airbus A 330-200, de marcas F-GZCP, que entrou em operação na Air France em abril de 2005.
A aeronave possui 18.000 horas de voo, autorizada a voar cruzando longas extensões de áreas remotas (ETOPS), sendo que a renovação do certificado de aeronavegabilidade
Notícias Relacionadas
-
Satélite mostra destruição na Itália após terremotos
01 Nov 2016 -
Itália sofre 700 réplicas de terremoto em um dia
31 Oct 2016 -
Chega a 28 mil o número de vítimas do terremoto na Itália
31 Oct 2016 -
Total de desabrigados na Itália pode chegar a 3 mil
27 Oct 2016 -
Itália reergue-se após novos terremotos
26 Oct 2016