FABIO PORTA CANDIDATO PD

Castelmezzano (Basilicata), Itália

Castelmezzano é um comune localizado na província de Potenza, na região da Basilicata (Itália meridional). Situado no coração dos Dolomiti Lucane, o pequeno borgo possui apenas 970 habitantes e estende-se por uma área de 33 km² e faz parte rede “borghi più belli d’Italia”. 

O nome deriva do Castrum Medianum (castelo literalmente mediano) construído pelos normandos, entre os séculos XI e XIII a.C, e é assim chamado devido à sua posição em relação aos centros vizinhos de Pietrapertosa e Brindisi Montagna. Do castelo ainda são visíveis os restos das muralhas, um tanque para recolha das águas da chuva e as escadas esculpidas na rocha que permitiam o acesso ao miradouro mais alto, de onde era possível vigiar todo o vale do rio Basento. A estrutura urbana de Castelmezzano, tipicamente medieval, é um raro exemplo de equilíbrio sustentável entre componentes naturais e intervenção humana.

A aldeia é um aglomerado de casas concêntricas com tetos de arenito embutidos numa bacia rochosa: as construções inserem-se diretamente na rocha. São inúmeras as escadas íngremes que se abrem entre os becos e que o convidam a subir até os picos pendentes e desfrutar das maravilhosas vistas do Dolomiti Lucane. 

O coração da vida da cidade é a Poazza Caizzo, no centro da qual se ergue a Igreja Matriz de Santa Maria dell'Olmo, com sua majestosa fachada em estilo românico. Fora do país, caminhos, escadas e pontes em pedra permitem chegar ao vale do Caperrino, caracterizado pelos vestígios de antigos moinhos, construídos a seco e cujos tetos são feitos com lajes de pedra local.

Castelmezzano tem seu território na área do Parque de Gallipoli Cognato Dolomiti Lucane que oferece além da beleza intocada da paisagem, os vestígios de uma história milenar pela presença das paredes megalíticas do povoado, denominado Croccia Cognato, remanescente do Século IV a.C.

Encontre mais informações sobre Castelmezzano aqui