UIL

Roteiro Itália: Idade Média em Marche

Le Marche tem muitas aldeias antigas para descobrir durante a sua viagem, para fazer você reviver o charme e o mistério da Idade Média: aqui estão seis lugares imperdíveis para a sua próxima viagem.

O território de Marche, região central da Itália, foi sempre uma encruzilhada de povos que, em diferentes épocas, disputavam os muitos lugares interessantes do ponto de vista estratégico, pelo posicionamento geográfico. Lugares que, devido à sua conformação territorial, eram facilmente defensáveis de ataques frequentes por outras populações. Além disso, Marche sempre foi muito importante como região central da Itália, pelas vias de comunicação entre os territórios e domínios do norte e do sul.

Aqueles que conquistaram a passagem pelas terras de Marche, ao longo de várias épocas, tiveram livre acesso aos territórios do sul e do norte da Itália. Assim, sobretudo na época medieval, surgiram aldeias rodeadas por muralhas defensivas empoleiradas em altas colinas ou sobranceiras ao mar, de norte a sul, defendidas pela natureza e pelos edifícios que hoje fazem destes lugares o legado de uma história cheia de mistérios. , charme e austeridade.

Na província de Pesaro Urbino encontramos Gradara, que embora seja muito vizinha ao mar, com Gabicce mare e Cattolica a uma distância muito curta, ergue-se sobre uma colina suave dominada pela Rocca Malatestiana que junto com à aldeia fortificada e à cidade murada fazem deste delicioso comune uma joia do período medieval.

Outro lugar cercado pelo charme da Idade Média é Corinaldo, na província de Ancona. No interior senigaliano, hoje um importante centro vinícola, a pequena vila é famosa por suas muralhas, reconhecidas como as mais impressionantes, fortificadas e mais longas, com seus 912 metros ininterruptos, ainda preservados intactos em toda a Itália central. Em Ancona também encontramos Offagna, uma pequena cidade habitada por menos de duas mil almas, mas que ganha vida no verão graças a reconstituições históricas ligadas ao período medieval. O principal monumento em torno do qual se desenvolve a pequena aldeia é a Rocca, uma das obras defensivas mais bem sucedidas e mais belas do ponto de vista paisagístico dos Castelos de Ancona.

Torre di Palme, frazione de Fermo é Torre di Palme, uma aldeia muito pequena que preserva inteiramente o antigo edifício que circunda a praça da Rocca e que, apesar de erguer-se sobre uma pequena colina, posiciona-se de forma panorâmica sobre a costa marinha abaixo.

Na província de Ascoli Piceno encontramos Offida, município localizado entre os vales dos rios Tesino e Tronto. São muitos os monumentos que contam a história desta antiga vila, desde os restos das muralhas com as respectivas torres, ou a fortaleza quinhentista de que subsistem um troço das muralhas e duas torres cilíndricas. Além disso, a Igreja de Santa Maria della Rocca, construída em 1330 em estilo românico-gótico, é imponente em sua austera seriedade.

Na área de Macerata, nas encostas das montanhas Sibillini, San Ginesio que de sua posição elevada, cerca de 700 metros acima do nível do mar, está em posição panorâmica e domina o riacho Fiastrella. A vila é dedicada a San Ginesio Martire, cujo corpo está preservado na fascinante Colegiada, um dos monumentos mais interessantes da região. San Ginesio está dividido em quatro distritos, que competem todos os anos no Palio, facilmente reconhecível graças às quatro portas de acesso à cidade cercadas por grossas muralhas defensivas: Porta Ascarana, Offuna, Picena, Alvaneto.