Facebook

Urbino: Patrimônio Mundial da Humanidade

Urbino, na província de Pesaro e Urbino, na região Le Marche, é uma jóia única no mundo. Retrato do Renascimento italiano, do qual ainda preserva totalmente seu patrimônio arquitetônico, é Patrimônio Mundial da Humanidade instituído pela UNESCO, em 1998. 

Foi onde nasceu o pintor Rafaello Sanzio (6 de abril de 1483 — 6 de abril de 1520) e hospeda uma das universidades mais antigas da Europa, a Università degli Studi di Urbino Carlo Bo.

O Palazzo Ducale é um dos exemplos arquitetônicos e artísticos mais interessantes da Renascença italiana. O prédio monumental era a residência de Federico de Montefeltro (7 de junho de 1422 – 10 de setembro de 1482), duque de Urbino.

No interior do palácio, encontra-se a biblioteca representativa do renascimento, com as obras completas de São Tomás de Aquino, Dente Alighieri e Giovanni Boccaccio, além de estudos de medicina do período, diversas enciclopédias e as coleções mais importantes de teologia, geografia, poesia, história e astrologia. 

Piero della Francesca, Os duques de Urbino Federico da Montefeltro e Battista Sforza, óleo sobre madeira, 47 x 33cm (cada retrato), 1473-1475. Conservado na Galleria degli Uffizi, Florença, Itália

O majestoso edifício era o ponto de encontro de arquitetos, pintores e escritores, todos patrocinados pelo generoso Montefeltro, chamado de a “A luz De Itália”. Hoje é a sede da Galeria Nacional de Marche que abriga importantes coleções de pinturas e esculturas do século XIII ao XVIII, cerâmicas, moedas, desenhos e alguns móveis, aos quais se acrescentam as decorações "fixas" dos quartos do antigo Palácio Ducal de Urbino.

Os principais eventos que ocorrem em Urbino durante o ano são o Festival de Música Antiga (julho), a Festa del Duca (agosto) e a Festa dell'Aquilone (setembro).

Quem vai a Urbino pode visitar a casa onde nasceu e viveu Rafaello, transformada, em 1869, na Accademia Rafaello.

Como chegar em Urbino

Automóvel

De Bologna (175 Km)
Autoestrada A14 direzione Bologna – Canosa
Uscita Pesaro-Urbino
Proseguire per S.P. 423 (26 Km)

De Ancona (100 Km)
Autoestrada A14 direzione Canosa – Bologna
Uscita Fano 
Super estrada E78 – Ss 3 direzione Roma - Urbino
Prosseguir E78 – Ss 73 bis per Urbino (12 Km)

De Roma (260 Km)
Autoestrada A1- E35 – E45 fino Orte
Prosseguir per E45- Ss 3 bis fino a Umbertide
Continuar per Ss 3 direzione Roma – Urbino
Prosseguir E78 – Ss 73 bis per Urbino (12 Km)

De Arezzo (100 Km)
E78 – Ss 73 bis fino San Giustino
E78 - Ss 73 bis (Passo di Bocca Trabaria)
Em Urbania prosseguir per Ss 73 bis (16 Km)

De trem

Do norte
Até Pesaro (35 Km de Urbino)
Do sul
Até Fano (47 Km de Urbino)
Então continue de ônibus ou carro

De ônibus

Linhas de ônibus de Pesaro, Ancona, Roma, Arezzo e Fano
Existem também linhas privadas



0 Comentários


Seu comentário