UIL

Como votar nas eleições italianas em 2022

Os cidadãos italianos residentes no exterior, nascidos ou não na Itália - ou seja, todos aqueles que possuem cidadania italiana – têm direito a votar nas eleições italianas em 2022, por meio do voto por correspondência. As cédulas eleitorais serão enviadas aos eleitores pelos correios, por isso é necessário estar com o endereço de residência atualizado no Registro de Italianos Residentes no Exterior (AIRE)

VEJA: Fabio Porta é candidato a DEPUTADO nas eleições da ITÁLIA 2022

As eleições na Itália irão ocorrer em 25 de setembro, porém o eleitor no exterior terá até o dia 22 de setembro, às 16h, para fazer chegar à sede do Consulado da Itália da sua circunscrição, o envelope com as cédulas preenchidas. O voto é facultativo, isto é, não é obrigatório.

O Parlamento italiano possui 12 membros eleitos no exterior – oito deputados e quatro senadores. A repartição exterior América do Sul, à qual os cidadãos italianos residentes no Brasil pertencem, irão escolher três representantes: um para o Senado e dois para a Câmara dos Deputados.

VEJA: Fabio Porta alerta sobre fake news que circulam nas redes

Os eleitores italianos residentes fora da Itália irão receber pelos correios, semanas antes do dia das eleições, um envelope com as cédulas eleitorais e instruções sobre como votar. Logo é fundamental regularizar os seus dados pessoais e endereço com seu consulado, de preferência usando o portal online de serviços consulares Fast It.

Os eleitores que até 11 de setembro ainda não tiverem recebido o envelope eleitoral devem entrar em contato com o seu ente consular de referência para obter uma cópia.